Chamadas

FGTS será liberado via Pix. Entenda como vai funcionar

O FGTS Digital promete ser um grande avanço que irá beneficiar trabalhadores e empresas. O governo já está realizando testes para ver como vai funcionar o novo sistema. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o novo sistema de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entrará em vigor em janeiro do ano que vem.

A novidade é que o pagamento poderá ser realizado por meio do PIX. Com isso, o trabalhador não precisará mais ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para poder receber o benefício.

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados que se propõe a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A nova tecnologia vai facilitar a vida das empresas que poderão cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

Desde agosto deste ano, o governo vem testando o FGTS Digital. A intenção é que o sistema possa estar pronto para ser usado a partir de janeiro de 2024.

Porém, ele já estará funcionando em novembro de 2023 para algumas pessoas que poderão usar o sistema FGTS Digital via PIX.

O que vai mudar?

A partir de janeiro de 2024, acontecerá uma mudança na data de vencimento, ou seja, haverá uma alteração no prazo de recolhimento, segundo informou o Governo Federal. Após a edição da Lei nº 14.438/2022 ficou estabelecido que a empresa poderá fazer o recolhimento até  o prazo de recolhimento do FGTS mensal que passará a ser o vigésimo dia do mês seguinte ao da competência. 

Nos dias atuais, o empregador precisará de uma média de  34 horas/mês para conseguir realizar o preenchimento. Porém, o novo sistema vai reduzir para 25 horas o tempo que será gasto para realizar o preenchimento. 

Leia também | Mega-Sena: aposta de Salvador acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 32,7 milhões

Como se cadastrar no FGTS Digital?

Enquanto o governo vai realizando os testes do FGTS Digital, para que ele comece a funcionar no ano que vem, algumas pessoas,  o Pix estará disponível já em novembro deste ano.

Neste caso, será necessário ter uma conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Também será necessário fazer o seu cadastro no site do FGTS. O que vai 

Isso vai garantir que o benefício seja depositado diretamente na sua conta, evitando deslocamentos e burocracias.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

9 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

11 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

14 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

14 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

14 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

14 horas atrás