Chamadas

Fim de ano: O que falar e o que evitar na festa da firma

O final de ano tem sempre aquela festinha da firma que reúne todos os funcionários e também a cúpula da empresa. É o momento para celebrar os sucessos do ano, fortalecer os laços com colegas e criar novas conexões. Mas muitas vezes, essas festinhas tem momentos que ficam na história. Pode ser por momentos bons ou por situações constrangedoras. Por isso, é sempre bom lembrar que este é um evento profissional, e alguns cuidados são necessários para evitar esses momentos ruins.

O que falar

Agradeça pela companhia: Demonstre gratidão por fazer parte da equipe e valorize a presença de todos. Agradeça aos colegas e superiores por sua ajuda e apoio ao longo do ano. Elogios sinceros sempre são bem-vindos.

Comente sobre projetos em comum: Relembre momentos de trabalho em equipe, projetos desafiadores e conquistas alcançadas. Também você pode falar sobre hobbies, interesses e planos para as férias. Isso ajuda a criar conexões fora do ambiente de trabalho. Demonstre interesse pela vida pessoal dos colegas e crie um ambiente mais descontraído. Encontrar pontos em comum facilita a conversa e cria laços mais profundos.

Planos para o próximo ano: Perguntar sobre as expectativas e objetivos para o próximo ano pode abrir espaço para discussões positivas. Reconheça os esforços e talentos de seus colegas, isso fortalece o trabalho em equipe.

O que evitar

  • Assuntos polêmicos: Evite discussões sobre política, religião ou temas que possam gerar divergências de opinião.
  • Comentários negativos sobre a empresa: Mantenha uma postura positiva e evite críticas à empresa ou aos gestores.
  • Histórias embaraçosas: Não compartilhe histórias que possam constranger você ou outros colegas.
  • Exagerar no consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode levar a comportamentos inadequados e prejudicar sua imagem profissional.
  • Falar sobre assuntos pessoais demais: Mantenha um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, evitando compartilhar informações muito íntimas.
  • Discussões sobre trabalho: A festa é um momento para relaxar e se divertir, evite transformar a ocasião em uma reunião de trabalho.

Também é importante que você evite brincadeiras que possam ser de mau gosto e que possam desagradam a maioria das pessoas.

Leia também | Faculdade de 2 anos: veja os cursos mais rápidos para se formar

Cuidado ao escolher a roupa

Escolha uma roupa que combine com o ambiente da festa, mas que seja confortável e elegante. Não use roupa sexy ou vulgar. Se a festa for a fantasia, evite personagens polêmicos.

Cuidado com aquele momento que você resolve cantar uma musiquinha ao lado de um amigo. Não faça danças de funk até o chão ou lance olhares sensuais para o gerente.

Existem os funcionários que não gostam de participar da festinha de fim de ano da firma. Porém, faltar pode parecer descaso. É de bom tom aparecer e tentar ser cordial com todos.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

5 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás