Chamadas

Fim do FGTS? Governo mira fim do benefício para os trabalhadores

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é um benefício fundamental para os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada. O benefício funciona como uma espécie de poupança que recebe novos depósitos todos os meses.

Dessa maneira, conforme os meses e anos vão passando e o trabalhador continua exercendo atividade de carteira assinada, ele começa a formar um grande montante em dinheiro que pode ser resgatado em situações específicas, como: ao ser demitido, aposentadoria, compra de imóvel, doenças graves, etc.

Todavia, uma nova modalidade do benefício, lançada pelo governo do ex-presidente Bolsonaro, está sendo alvo de críticas da gestão atual do presidente Lula. A modalidade diz respeito ao saque-aniversário, que permite que os trabalhadores resgatem todos os anos uma parcela do saldo que possuem no FGTS.

A reclamação do novo governo com relação ao saque-aniversário, diz respeito a sua funcionalidade, onde, através da liberação do saque anual de parte dos valores, os trabalhadores não conseguem criar um montante financeiro que pode ser utilizado em situações de emergência.

Logo, desde o início do ano, integrantes do governo Lula, em especial o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, vem tentando criar alternativas para mudar ou acabar de vez com a modalidade do saque-aniversário do FGTS.

Governo se reúne para discutir o FGTS

Diante da premissa de um possível fim do saque-aniversário, nesta última segunda-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convocado para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho Luiz Marinho para tratar do FGTS. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto.

As informações apontam que Haddad foi convocado às pressas por Lula, para que pudesse participar da reunião. O ministro da Fazenda estava recebendo os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, quando foi convocado para a reunião.

Questionado por jornalistas, quais seriam as mudanças no FGTS que eles discutiram, Haddad, ponderou em sua afirmação e disse que: “aí ele [Marinho] tem que anunciar. Ele me apresentou uma série de questões que nós vamos estudar”.

Sem qualquer informação extra, a expectativa agora é de que o governo possa adotar algumas mudanças com relação ao Fundo de Garantia, e ao que se espera, o saque-aniversário pode ser a bola da vez. 

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás