Se tem uma coisa que faz o mundo girar é o dinheiro, não é mesmo? Mas, em um processo de evolução, o dinheiro também está mudando. Podemos perceber isso em ferramentas como Pix e pagamentos por aproximação que estão meio que “acabando” com o dinheiro físico, transformando sua carteira em uma verdadeira carteira digital.
Está chegando a hora de começarmos a dar adeus aos saques tradicionais feitos nos caixas eletrônicos, e começarmos a dar atenção aos novos sistemas de pagamentos, como a possibilidade de sacar dinheiro pelo sistema NFC e por Campo de Proximidade.
Em diversos países do mundo, desde a China até a Austrália, esses países estão começando a adotar um método conhecido como “sem dinheiro”. Pode parecer estranho, mas a realidade é que nesses países a circulação do papel moeda está diminuindo gradativamente, chegando a índices de apenas 5% do uso do papel moeda.
O motivo para isso é justamente as novas tecnologias, que são alternativas para que as pessoas tenham o dinheiro de maneira digital, ou seja, você não precisará mais andar com cartões, não precisará ter que procurar um caixa eletrônico para sacar dinheiro.
Suas compras e pagamentos em pouco tempo vão deixar de acontecer com papel moeda, e você terá tudo direto no seu celular, através de uma carteira digital, e com pagamentos que acontecerão somente de maneira digital.
No Brasil, essas são tecnologias estão sendo gradualmente implementadas, mas o fato é que muito possivelmente, em poucos anos, ter dinheiro em espécie na carteira vai ser algo absolutamente raro, já que tudo será digital.
Enquanto a tecnologia não coloca um ponto final na circulação do dinheiro em espécie, onde passaremos a adotar apenas o dinheiro virtual, os caixas eletrônicos, que utilizamos há tantas décadas, também estão mudando para tentar adequar a função à modernidade.
Mesmo sendo uma presença constante em nossas vidas por décadas. Os caixas eletrônicos têm suas limitações e inconveniências que se tornam cada vez mais evidentes à medida que a tecnologia avança.
O processo de sacar dinheiro por meio de caixas eletrônicos geralmente envolve encontrar uma máquina próxima, inserir o cartão, digitar senhas e selecionar opções em uma interface muitas vezes confusa.
Além disso, nem sempre é possível encontrar um caixa eletrônico disponível no momento desejado, principalmente durante a noite ou em locais remotos.
Diante dessas limitações, uma nova alternativa está emergindo para reinventar a maneira como sacamos dinheiro. Essa solução inovadora é conhecida como “Saques sem Cartão”.
Com essa nova abordagem, os usuários não precisarão mais de um cartão físico para realizar saques. Em vez disso, eles poderão fazer transações de forma segura e conveniente usando apenas seus smartphones.
A nova maneira de sacar dinheiro aproveita a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação sem fio entre dispositivos próximos. Os smartphones modernos estão equipados com a tecnologia NFC, que pode ser ativada através das configurações do aparelho.
É simples, ao invés de ter que colocar um cartão, você simplesmente ativa a função NFC no seu celular, e através de vinculação da sua conta bancária ao seu celular, você simplesmente aproxima o celular do em um ponto específico do caixa eletrônico e faz o saque.
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…