A Finlândia é um país nórdico que está sofrendo com a escassez de mão de obra em vários setores. Devido à escassez de mão de obra, cidadãos de países terceiros como do Brasil podem garantir maiores chances de obter o visto de trabalho finlandês.
Segundo o último Entrepreneur Gallup, quase 40% das pequenas e médias empresas (PMEs) na Finlândia estão lutando para encontrar trabalhadores qualificados. A pesquisa, conduzida no mês de abril, deixou claro os desafios persistentes no recrutamento de mão de obra competente.
Helsinque, a capital do país, enfrenta a pior escassez de funcionários, onde, milhares de novos trabalhadores serão necessários em breve para cuidar e ensinar crianças, ajudar os idosos e cuidar da saúde geral da população.
Num futuro próximo, milhares, se não dezenas de milhares de profissionais da saúde serão necessários somente na capital, tendo em vista que se espera que um quarto dos profissionais ativos da saúde e assistência social se aposentem nos próximos anos.
Escassez de mão de obra na Finlândia
A Finlândia, como outros países europeus, precisa urgentemente de trabalhadores para conseguir sustentar seus mercados de varejo e serviços essenciais, como a assistência médica.
Dados compilados pela Statistica apontam que a idade média de na Finlândia é de 43,8 anos. Logo, o país nórdico, com uma população de quase 6 milhões de pessoas, precisa recrutar talentos mais jovens de países estrangeiros.
Em uma tentativa de lidar com a escassez de profissionais e impulsionar o crescimento econômico do país, o governo finlandês, lançou o programa Talent Boost, um programa de trabalho e educação para atrair pessoas de quatro países alvo: Filipinas, Brasil, Vietnã e Índia.
Apesar dos altos níveis de competência e habilidade, o mercado de trabalho da Finlândia, enfrenta uma escassez significativa de mão de obra qualificada. Para lidar com a questão, o governo do país enfatiza a contratação de desempregados e a complementação da força de trabalho através da imigração.
Profissões com maior escassez de mão de obra
Segundo o relatório mais recente publicado pelo EURES, uma lista detalhada que mede as ocupações com excedentes e ocupações com escassez de mão de obra na Europa, apontam várias profissões com escassez de trabalhadores na Finlândia.
Lembrando que, mirar nas profissões das quais o país sofre com maior escassez de mão de obra, podem aumentar as suas chances de conseguir bons empregos e consequentemente o visto de trabalho.
Ocupações com maior escassez de mão de obra na Finlândia:
- Assistentes de saúde
- Trabalhadores de cuidados infantis
- Dentistas
- Profissionais de serviço social
- Fonoaudiólogos
- Enfermeiros
- Médicos especialistas e generalistas
- Chefs de cozinha
- Garçons
- Engenheiros de telecomunicações, civis, e eletricistas
- Programadores
- Desenvolvedores web e de software
- Trabalhadores da construção civil
- Soldadores
- Auxiliares de limpeza
- Motoristas de caminhão
- Encanadores
Uma informação que pode te animar quanto a Finlândia, é que este é um dos países entre os mais ricos e com os maiores salários da Europa. Apesar do salário mínimo da Finlândia ser de 1.800 euros por mês, a média salarial recebida é de 4.250 euros, ou seja, mais de R$ 26 mil em conversão direta.
Lembrando que o salário médio pode variar dependendo do setor, nível de educação, experiência e área dentro da Finlândia, mas no geral o país é reconhecido por ter um dos maiores níveis de qualidade de vida do mundo, com grande balanço entre vida pessoal e profissional.
Comentários estão fechados.