As fobias são medos intensos e irracionais de objetos, situações ou animais específicos. Sentir medo em algum momento da sua vida é normal. No entanto, quando começa afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas, causando ansiedade e desconforto, é hora de pedir ajuda.
Um dos medos que também interferem na vida normal de uma pessoa, são as fobias. Ela é caracterizada por algum tipo de perturbação da ansiedade criando medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação.
A fobia pode chegar a um ponto em que as pessoas passam a organizar a sua vida para evitar aquilo que lhe causa esse medo.
Conheça alguns tipos de fobias que alguém pode ter em algum momento da sua vida.
A agorafobia é quando uma pessoa sente medo de estar em lugares ou situações das quais é difícil escapar ou onde ajuda não está disponível. Neste caso, elas começam a evitar multidões, espaços abertos ou usar transporte público. O tratamento geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC) e exposição gradual a situações temidas.
Fobia social ou ansiedade social, é quando se tem medo de ser julgado ou passar por humilhações em situações sociais. Esse tipo de fobia pode afetar a interação com outras pessoas, apresentações públicas e até mesmo comer em público. TCC e medicamentos indicados por um médico podem ser úteis no tratamento.
Fobia específica é quando uma pessoa tem medo de aranhas, alturas, de tempestade ou agulhas. A terapia de exposição é frequentemente usada para ajudar os pacientes a enfrentar gradualmente seus medos e reduzir a ansiedade.
Medo irracional de animais, como cães, gatos, cobras ou insetos. A zoofobia pode ser conhecida, também, como fobia animal e é caracterizada por ser um tipo de fobia específica para determinados animais. O quadro acarreta um medo irracional, o que faz com a pessoa evite conviver com animais.
Nesses casos, o tratamento será realizado por meio da psicoterapia. O psicólogo irá realizar intervenções para provocar melhora de sintomas.
Leia também | Insônia pode afetar a saúde do seu coração
Tem pessoas que tem fobia relacionadas a sangue, agulhas ou ferimentos. É um medo ou ansiedade acentuada acerca de agulhas, procedimentos médicos invasivos, medo de sangue, de injeções, transfusões e outros cuidados médicos invasivos ou ainda medo relacionado a ferimentos.
O tratamento pode ser feito por meio de psicoterapia. Ela pode promover a dessensibilização sistemática, modelagem, técnicas de relaxamento e educação, ensinando estratégias relacionadas à terapia cognitivo comportamental e até mesmo intervenções familiares.
Em algumas situações, será necessário o uso de medicamentos que aliviam temporariamente os sintomas de medo e ansiedade ao mesmo tempo em que realiza sessões de psicoterapia.
Lembrando que cada pessoa é única, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais. Se você ou alguém que você conhece sofre de fobias, buscar ajuda profissional é fundamental para superar esses medos e viver uma vida mais plena e livre.
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…