Muitas pessoas têm em suas residências um amigo super fofo, inteligente e bem independente. Estamos falando dos gatos. Eles costumam conquistar você com o seu olhar dócil e ao mesmo tempo travesso. E se você pensa que os felinos não se apegam aos seus tutores, se engana completamente.
Os felinos se apegam demais aos seus donos, por isso, também vão precisar de atenção, carinho e os cuidados necessários, como por exemplo, manter as vacinas em dia. Mas será que os gatinhos gostam de ficar sozinhos em casa?
Os felinos são tão queridos que chamaram a atenção dos pesquisadores da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, que fizeram um estudo para saber se os gatos possuem uma relação com os seus donos e se costumam se apegar a eles. A pesquisa foi veiculada na revista Current Biology.
O estudo comprovou que os gatos têm uma ligação forte com seus tutores. Por isso, quando ficam separados, costumam apresentar sinais de estresse, angústia e ansiedade.
Os gatos são independentes, embora gostem de seus donos, não se incomodam de ficar sozinhos em casa. Mas o tutor deve avaliar o seu bichano. Isso porque, cada um tem um jeito de ser diferente do outro.
Você nunca deve deixar sozinho o gato quando ele ainda é filhote. Principalmente aqueles com menos de dois meses. Quando ainda são filhotes, precisam ter o máximo de atenção. Lembrando que os gatos domésticos não podem sair de casa durante as oito semanas de vida. Nessa fase, eles ainda não receberam as vacinas necessárias.
Nesse período até os quatro meses, o felino pode ficar em casa sozinho. No entanto, não deixe por muito tempo sem algum tipo de acompanhamento por mais de uma hora.
A partir de um ano de idade, os gatos já são considerados adultos e estão completamente desenvolvidos. Nessa fase, você pode deixá-los sozinho por um tempo mais longo (entre 24 horas e 48 horas). Mas não esqueça de tomar todos os cuidados necessários.
Mas antes de você deixar seu gatinho sozinho por um tempo maior, é preciso ir criando uma adaptação do animal. Comece deixando-o desacompanhado em intervalos mais curtos e monitore as reações.
Depois, vá aumentando de forma progressiva o tempo em o seu bichano fica sozinho até chegar ao tempo que você deseja que ele fique sozinho em casa.
Leia também | Dicas para economizar gás de cozinha
Caso você precise ficar 48 horas longe de casa deixando o seu gato sozinho, tome providências para que ele não fique sem alimentação necessária.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…