Chamadas

Governo avalia volta do horário de verão em meio à seca, diz ministro

A crise hídrica no Brasil pode trazer de volta o Horário de Verão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou que o governo está avaliando a possibilidade de retomar com a medida para economizar energia durante o atual momento que o país está vivendo. 

Com a falta de chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas foram afetados, por isso, o governo busca alternativas para garantir o abastecimento de energia elétrica. A seca tem impactado significativamente o setor elétrico, tornando necessário considerar medidas para aliviar a demanda.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante determinado período do ano, geralmente nos meses mais quentes. O objetivo é economizar energia, aproveitando a luz natural por mais tempo durante o dia. O ministro Silveira afirmou que estão avaliando a necessidade de reintroduzir o horário de verão.

Além da economia energética, outros fatores estão sendo considerados, como o impacto econômico em setores como turismo, bares e restaurantes.

O horário de verão foi suspenso pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019. Naquele momento, usaram como base estudos sobre economia de energia e impacto no relógio biológico da população.

A favor do horário de verão

Uma boa parte da população é a favor do horário de verão. O motivo principal é a vantagem de aproveitar mais a luz natural, reduzindo o consumo de eletricidade. Com o horário estendido de luminosidade no fim da tarde, as pessoas alegam que podem praticar exercícios físicos e aproveitar melhor os espaços públicos das cidades.

Outra alegação, é poder ter mais tempo para compras e visitas a bares, beneficiando o setor comercial.

Leia também | 9 motivos que podem cancelar seu auxílio-doença

Contra o horário de verão

Em contrapartida, existem os que não querem nem ouvir falar do horário de verão! Para essas pessoas não existe mais motivo para a prática de adiantar os relógios em uma hora. Nos últimos anos, os padrões de consumo de energia mudaram. O uso de ar-condicionado, por exemplo, se tornou mais relevante, e o horário de verão passou a ter menos impacto nesse cenário.

Outra alegação de que não suporta o horário de verão é o fato que a mudança mexe com o relógio biológico das pessoas. Alguns estudos indicam que cerca de 25% dos participantes sentiam desconforto durante todo o período do horário de verão.

Estados do Norte e Nordeste do Brasil não adotam o horário de verão devido à proximidade com o Equador. Isso cria uma discrepância nos horários entre diferentes regiões.

Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enquete que mostrou que cerca de 67% das pessoas eram favoráveis ao retorno do horário de verão. Porém, naquele ano, o governo não retornou com o horário de verão.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

8 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás