Horário de verão / Imagem freepik
A crise hídrica no Brasil pode trazer de volta o Horário de Verão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou que o governo está avaliando a possibilidade de retomar com a medida para economizar energia durante o atual momento que o país está vivendo.
Com a falta de chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas foram afetados, por isso, o governo busca alternativas para garantir o abastecimento de energia elétrica. A seca tem impactado significativamente o setor elétrico, tornando necessário considerar medidas para aliviar a demanda.
O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante determinado período do ano, geralmente nos meses mais quentes. O objetivo é economizar energia, aproveitando a luz natural por mais tempo durante o dia. O ministro Silveira afirmou que estão avaliando a necessidade de reintroduzir o horário de verão.
Além da economia energética, outros fatores estão sendo considerados, como o impacto econômico em setores como turismo, bares e restaurantes.
O horário de verão foi suspenso pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019. Naquele momento, usaram como base estudos sobre economia de energia e impacto no relógio biológico da população.
Uma boa parte da população é a favor do horário de verão. O motivo principal é a vantagem de aproveitar mais a luz natural, reduzindo o consumo de eletricidade. Com o horário estendido de luminosidade no fim da tarde, as pessoas alegam que podem praticar exercícios físicos e aproveitar melhor os espaços públicos das cidades.
Outra alegação, é poder ter mais tempo para compras e visitas a bares, beneficiando o setor comercial.
Leia também | 9 motivos que podem cancelar seu auxílio-doença
Em contrapartida, existem os que não querem nem ouvir falar do horário de verão! Para essas pessoas não existe mais motivo para a prática de adiantar os relógios em uma hora. Nos últimos anos, os padrões de consumo de energia mudaram. O uso de ar-condicionado, por exemplo, se tornou mais relevante, e o horário de verão passou a ter menos impacto nesse cenário.
Outra alegação de que não suporta o horário de verão é o fato que a mudança mexe com o relógio biológico das pessoas. Alguns estudos indicam que cerca de 25% dos participantes sentiam desconforto durante todo o período do horário de verão.
Estados do Norte e Nordeste do Brasil não adotam o horário de verão devido à proximidade com o Equador. Isso cria uma discrepância nos horários entre diferentes regiões.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma enquete que mostrou que cerca de 67% das pessoas eram favoráveis ao retorno do horário de verão. Porém, naquele ano, o governo não retornou com o horário de verão.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…