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Governo decide mudar novo RG e causa polêmica entre os brasileiros

Neste final de semana, o governo federal decidiu sobre mais uma mudança da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), popularmente conhecido como novo RG. O objetivo da nova mudança é tornar o registro dos brasileiros mais inclusivo e representativo.

Dessa forma, a nova decisão do governo determinou que o novo RG não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil, com a mudança, o documento passará a adotar o nome que a pessoa se declarou ter no ato de sua emissão.

Outra mudança confirmada pelo governo é que a nova carteira de identidade não terá mais o campo referente ao sexo. O decreto que determina as novas mudanças do RG devem ser publicadas no final de junho.

A decisão de mudar os dados foi solicitada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sob alegação de promover mais cidadania e respeito às pessoas LGBTQIA+, além de ser algo que já faz parte do compromisso do governo que busca trazer mais políticas públicas para este público.

Quais informações serão exibidas no novo RG?

Conforme mudanças propostas pelo governo, a nova Carteira de Identidade Nacional apresentará as seguintes informações:

  • Nome que a pessoa se declarou ter no ato de sua emissão;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nacionalidade ou naturalidade;
  • Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
  • Nomes da mãe e do pai (quando houver);
  • Órgão expedidor, local e emissão;
  • QR Code para validação eletrônica;
  • Informações sobre tipo sanguíneo;
  • Informações sobre doação de órgãos.

Vale lembrar que o novo RG acaba com a numeração existente nos documentos atuais dos brasileiros, substituindo a tradicional numeração da carteira de identidade pela numeração do CPF, ou seja, o digito verificador do RG agora será o Cadastro de Pessoa Física.

Lembrando que o novo RG ainda não está sendo emitido em todos os estados, até o momento são 12 estados aptos para emitir o documento, sendo eles:

Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para a emissão, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido com a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

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