Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Governo prorroga prazo para estados emitir nova carteira de identidade

Os estados e o Distrito Federal deveriam começar nesta segunda-feira (6) a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). No entanto, o governo federal decidiu prorrogar para o dia 11 de janeiro de 2024 o prazo para que eles se adequem às novas regras

Os estados e o Distrito Federal deveriam começar nesta segunda-feira (6) a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). No entanto, o governo federal decidiu prorrogar para o dia 11 de janeiro de 2024 o prazo para que eles se adequem às novas regras.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, os estados pediram que a data fosse mudada. Até agora, 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas.

O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Essa é a segunda vez que o governo prorroga o prazo.

Antes, os estados teriam até dia 6 de março para se adequarem à nova medida. Depois o prazo foi ampliado até esta segunda-feira (06).

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação oficial. Ela segue um padrão único para o país e irá substituir, gradualmente, a antiga identidade usada pelos cidadãos no Brasil.

A nova identidade é válida em todo o território nacional. Ela deverá unificar os números de registro e as principais informações pessoais dos brasileiros. Antes da CIN, cada estado utilizava uma numeração diferente, ou seja, uma mesma pessoa poderia ter até 27 RGs (Registros Gerais) distintos.

Leia também | 8 melhores aplicativos para aprender um novo idioma

Versão física e digital

O cidadão poderá ter duas versões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As versões poderão ser físicas ou digitais. Contarão com elementos adicionais de segurança, como QR code e um código de padrão internacional. O novo documento tem como missão combater fraudes e garantir maior praticidade aos cidadãos.

O documento deverá ser apresentado sempre que você for abrir uma conta na cooperativa de crédito, solicitar outros documentos, participar de uma seleção de emprego, utilizar serviços públicos, votar, viajar e tantas outras formas de participação social.

A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia de estado para estado.

Lembrando que a nova Carteira Nacional de Identidade é obrigatória. Porém, a antiga carteira de identidade não perdeu a validade, mas os documentos nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.