O Ministério da Educação (MEC) está elaborando um projeto de lei que visa proibir o uso de celular nas escolas. O projeto para a proibição do celular em instituições de ensino públicas e privadas deve ser apresentado em outubro deste ano.
Em julho de 2023, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou um relatório sugerindo que os celulares sejam banidos das escolas, diversos países já seguiram a recomendação e tiveram melhorias no ensino.
O uso do celular nas escolas pode trazer diversos prejuízos para o aprendizado de crianças e adolescentes, trazendo mais malefícios do que benefícios. A grande distração causada pelos aparelhos é um desafio para os educadores.
Segundo o MEC, o Projeto de Lei será divulgado em outubro, ainda não existe uma data exata. A intenção é fornecer segurança jurídica para estados e municípios, que já estavam planejando a proibição dos aparelhos.
Na última quinta-feira (20), o ministro da Educação, Camilo Santana, declarou ao Diário do Nordeste que técnicos da pasta estão formulando o texto que será apresentado ao Congresso Nacional.
Os celulares poderiam ser utilizados como ferramentas para o ensino, como acontece em universidades, por exemplo, mas a quantidade de distrações somada a imaturidade dos alunos, acaba contribuindo para os smartphones serem inimigos do ensino de crianças e adolescentes.
Leia também | Enem: Conheça a nota de corte dos 5 cursos mais procurados
Em fevereiro, o uso de smartphones e aparelhos similares foi proibido nas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, está tramitando o projeto de lei n.º 293/24, que estabelece a proibição do uso dos celulares em escolas do Estado.
“Escola é lugar de interagir com amigos e ficar no celular atrapalha a convivência social, deixa a criança isolada em sua própria tela. E ressalto que a gente não é contra o uso de tecnologia na educação, mas ela precisa ser usada de forma consciente e responsável. Do contrário, em vez de uma aliada, ela pode se tornar uma vilã do processo educacional”, declarou Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio de Janeiro, primeiro município brasileiro proibir o uso total dos celulares nas escolas.
Leia também | Vencer a procrastinação: 7 dicas para te ajudar, segundo Harvard
Confira abaixo um trecho das recomendações da Unesco sobre a proibir o uso de celular nas escolas:
“Um estudo que analisou a educação pré-primária até a superior em 14 países descobriu que isso distrai os alunos do aprendizado. Até mesmo ter um celular por perto com notificações chegando é o suficiente para fazer com que os alunos percam a atenção da tarefa em questão.” Declarou a matéria da Unesco.
Além disso, para os alunos voltarem a se concentrar, isso pode demorar muito:
“Um estudo descobriu que pode levar até 20 minutos para os alunos se concentrarem novamente no que estavam aprendendo quando distraídos”, conclui o artigo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…