Nesta quarta-feira (29), o governo federal implementou um novo modelo de fiscalização contra fraudes no programa Bolsa Família. A ideia é fazer um cruzamento de dados de outros ministérios, prefeituras, e no Cadastro Único para Benefícios Sociais (CadÚnico).
Será investigado pela Polícia Federal possíveis fraudes nos programas sociais. A rede de fiscalização do governo também vai receber relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU).
O CadÚnico ficará integrado à carteira digital de trânsito e cadastros de servidores. Isso vai impedir que quem tenha renda superior ao limite estabelecido pelo governo recebam o Bolsa Família.
Wellington Dias (ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), disse que não se trata de “criminalização da pobreza”, mas uma fiscalização sobre mais de R$ 300 bilhões em gastos por ano, durante entrevista ao jornal O Globo.
“O Brasil está fazendo um esforço fiscal para proteger quem realmente precisa. O objetivo não é tirar pessoas, é trazer e deixar dentro do programa aqueles que têm direito. Tem recursos suficientes para atender aqueles que precisam. A eficiência é uma garantia que não faltará dinheiro para atender a cada família que realmente precisa em cada lugar do Brasil”.
Também passará por fiscalização o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que paga salário mínimo por mês a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
A principal regra para ter direito ao Bolsa Família é ter uma renda por mês de R$ 218 (por pessoa).
Para ter direito ao benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Esse cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). É preciso apresentar o CPF ou o título de eleitor.
Lembrando que, mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.
Leia também | 13º salário: saiba como calcular e veja datas de pagamento
As famílias beneficiadas pelo programa, voltam a ter que comprovar:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…