“Griselda” é uma minissérie biográfica americana de drama policial dirigida por Andrés Baiz e produzida por Eric Newman e Sofía Vergara. Com roteiro de Doug Miro e Ingrid Escajeda. No elenco principal estão Sofía Vergara como Griselda Blanco, uma mulher poderosa no tráfico colombiano.
A minissérie estreou na Netflix em 25 de janeiro de 2024 e já se tornou um dos grandes sucessos da plataforma. Quem vem também chamando atenção é a atriz Sofía Vergara, que tem recebido altos elogios da crítica especializada, pelo seu desempenho na trama.
Griselda Blanco (Sofía Vergara) é uma proeminente chefe do crime, que tem uma ascensão no cenário das drogas de Miami e começa uma busca por poder e riqueza. O uso de drogas, a paranoia e a traição levaram à sua queda, com suas ações resultando em múltiplas mortes, incluindo a de uma criança.
Para escapar da retaliação do cartel, Griselda se entrega à polícia, mas enfrenta consequências inesperadas. Apesar de cumprir pena na prisão, a tragédia acontece quando a maioria de seus filhos são assassinados.
A série termina com Griselda imaginando uma cena tranquila na praia com seus filhos. O show serve como um conto de advertência sobre a busca destrutiva pelo poder. Griselda foi assassinada em 2012 em Medellín, Colômbia.
Griselda é considerada a pioneira do narcotráfico, tendo feito sucesso e conquistado muito dinheiro nesse universo nas décadas de 1970 e 1980. Estima-se que em determinado período do tráfico de drogas, tenha feito US$ 80 milhões por mês (aproximadamente R$ 400 milhões).
Leia também | Young Royals: série não terá quarta temporada
Griselda recebeu críticas positivas, com elogios ao desempenho de Vergara. No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes, 87% das 52 resenhas dos críticos são positivas, com uma classificação média de 6,8/10. O consenso do site diz: “Sofía Vergara desaparece de forma impressionante no papel de Griselda Blanco nesta propulsiva saga de gangster, que brinca com os fatos, mas atinge uma coragem genuína.”
No Metacritic , que usa uma média ponderada , atribuiu ao programa uma pontuação de 64 em 100 com base em 19 críticos, indicando “críticas geralmente favoráveis”.
Na Colômbia, muitas pessoas não gostaram da forma que a minissérie aborda a vida de Griselda. Acharam que a produção “glorifica” uma era passada de violência desenfreada e drogas”. Para eles, a trama transformou Griselda em heroína.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…