Como sempre falamos aqui, a questão da concessão de benefícios deve obedecer definitivamente ao preenchimento dos requisitos legais.
Não adianta o só fato da doença para que a autarquia INSS ou o juiz conceda, por mais gentis e amáveis eles sejam é preciso, por exemplo, demonstrar a qualidade de segurado.
As doenças da coluna estão entre as principais causas para afastamento do trabalho e concessão dos benefícios.
Quando a incapacidade delas decorrentes é permanente o benefício será o aposentadoria por incapacidade permanente antigamente denominada aposentadoria por invalidez.
Quando a incapacidade é temporária, o benefício será o auxílio por incapacidade temporária, outrora chamado auxílio-doença. Para a concessão dos referidos benefícios a Lei condiciona o preenchimento dos requisitos:
A decisão abaixo ementada ilustra com acerto que de fato não basta a existência da doença – o preenchimento dos requisitos legais deve ser cabalmente demonstrado:
TJSE. 00157229420068250001. J. em: 12/08/2013.
Ação de restabelecimento de benefício previdenciário – recurso autoral – pedido de aposentadoria por invalidez – autor portador de doença degenerativa da coluna lombar, hérnia de disco e tendinose leve no ombro esquerdo – causalidade comprovada – ausência de incapacidade total – laudo pericial conclusivo pela incapacidade parcial e permanente – (…) ausência dos requisitos legais previstos no art. 42 da lei 8.213/91 – aposentadoria por invalidez indevida (…).
Para a concessão do benefício da aposentadoria por invalidez, é indispensável o preenchimento dos requisitos do art. 42, da lei n.º 8.213/91, ou seja, a incapacidade laborativa do segurado e o nexo causal.
No caso concreto, embora comprovado o nexo de causalidade da doença com a função desenvolvida pelo autor, o laudo pericial concluiu por sua inaptidão apenas para exercer a função de motorista, recomendando sua reabilitação em outra atividade, o que impede a concessão da aposentaria pleiteada (…).
Por Julio Martins Advogado, com especialização em Direito Notarial, Registral e Imobiliário, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Família, Planejamento Sucessório e Patrimonial assim como Direito das Sucessões.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…