O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai abrir concurso para efetivos. Serão oferecidas 895 vagas em cargos que serão confirmados em portaria a ser publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
De acordo, com a ministra Esther Dweck, responsável pela pasta da Gestão e Inovação (MGI), do total de vagas que serão oferecidas, 300 serão para candidatos de nível médio.
Dweck fez nesta terça-feira (18) o anúncio de novos concursos que serão realizados em 2023. De acordo com o IBGE, assim que a publicação da autorização for efetivada, trazendo a distribuição de cargos, será feita a definição destas vagas por área de conhecimento e por localidade.
“O comitê de concurso público do IBGE, já implantado, teve ontem (17/07) sua primeira reunião. Este comitê é responsável por propor áreas de conhecimento, conteúdos programáticos, pontuação em titulação, entre outros. Cabe ao Conselho Diretor do IBGE a decisão final sobre os temas”, informou a autarquia.
Também quando tudo estiver definido, o IBGE informará qual empresa será a organizadora do concurso. Para isso, será feita uma licitação para que possa ser feita a versão final do edital e cronograma.
Segundo a ministra, o objetivo é de que o edital seja publicado ainda este ano, com convocações em 2024.
Também na terça-feira (18), o presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, adiantou que cargos como os de estatístico, demógrafo, economista, sociólogo, geógrafo, profissionais de tecnologia e geoprocessamento, dentre outros, serão contemplados no aval.
Atualmente, segundo a autarquia, os valores que serão pagos já estão atualizados, conforme reajuste autorizado pelo Governo Federal. Veja os valores:
O IBGE havia feito um pedido para abertura de concurso em abril para mais de 2 mil vagas. No entanto, a autorização veio de maneira reduzida. Para técnico, por exemplo, eram pedidas 467 vagas e foram autorizadas 300.
Leia Também | Como saber se meu cartão de crédito foi clonado?
Nesta terça-feira (18), a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante coletiva de imprensa, anunciou autorização para 3.026 vagas em 22 órgãos.
Serão abertos concursos para agências reguladoras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com provimento para o seu concurso Iphan, Banco Central (Bacen), CVM e mais.
Órgãos autorizados e número de vagas:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…