A insônia é um tormento para uma pessoa. Ficar sem conseguir dormir pode mexer com o humor de muita gente. Não existe nada mais chato que ficar se revirando na cama à espera do sono. De cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono.
A maioria dos casos de insônia está relacionada a maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de exercícios físicos, doença crônica ou certos medicamentos.
Mas existem maneiras de você resolver seu problema de insônia. Existe tratamento para fazer você voltar a ter um sono tranquilo. Para isso, a pessoa precisa melhorar seus hábitos de sono.
1. Estabeleça horários para dormir e acordar
Uma boa medida para ter um sono tranquilo e sem interrupções é todas as noites ter um horário certo para dormir. Tente ir dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias, incluindo os finais de semana.
Mas se você tem horários muito inconstantes para dormir, não tente modificá-los de uma só vez. Faça pequenos ajustes, de 1 a 2 horas, até se acostumar com a nova rotina.
2. Não durma durante o dia
Muitas pessoas têm o hábito de dormir após o almoço. Tudo bem, os cochilos podem até ajudar na disposição para cumprir as tarefas do trabalho. Mas o cochilo não deve passar dos 30 minutos (em qualquer momento do dia). Quando dorme além do normal durante o dia, vai prejudicar o sono noturno.
3. Fazer atividade física
Você pode adicionar algumas técnicas de relaxamento antes do horário de se deitar, como meditação, ouvir músicas suaves, um alongamento leve ou ler um livro.
Mas os especialistas garantem que a melhor medida para ter um bom sono à noite é praticar atividade física. Isso fará com que você tenha uma boa noite de sono. Para que a atividade cause agitação, o bom é praticar exercícios até seis horas antes de dormir.
4. Evite o café
Para ter uma noite de sono tranquilo, não tome café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético. Eles contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso, evite essas bebidas até cinco horas antes de dormir.
5. Coma alimentos leves à noite
A pessoa que comer uma feijoada à noite, comer carne e outros alimentos pesados, não terá uma boa noite de sono. O mais indicado no jantar, é comer alimentos leves com carboidrato, como um lanche natural, são mais indicados para dormir melhor.
6. Evite bebidas alcoólicas
O álcool pode até ter um efeito como se fosse sedativo. Porém, depois de um tempo ele pode provocar muita agitação. E você está agitado, é sinal que não vai conseguir dormir. Por isso, evite o consumo de álcool até seis horas antes de dormir e como indutor do sono.
Leia também | ENEM: veja o que pode eliminar o candidato nas provas
7. Evite o uso de dispositivos eletrônicos
O que não faltam são estudos comprovando que a luz azul produzida pelos dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, televisão e computador, pode interferir nos processos naturais do sono.
O uso desses aparelhos estimulam o cérebro a ficar desperto. Por isso, o melhor a fazer é desligar-se do mundo digital de 30 a 60 minutos antes de ir dormir. Caso você precise usar os aparelhos à noite, faça um ajuste. Os aparelhos eletrônicos possuem configurações que reduzem ou filtram a luz das telas.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…