INSS: aposentados começam a receber nesta quinta-feira, dia 25
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro, para os que têm cartão final 1 e 6
Nesta quinta-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar os aposentados e pensionistas. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro, para os que têm cartão final 1 e 6.
Como consultar?
O segurado que desejar poderá ter acesso ao extrato do INSS para ter informações sobre datas de pagamentos e valores. Basta acessar o aplicativo do INSS e o site Meu INSS, fazendo login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
O aposentado também poderá ter informações sobre o extrato de pagamento dos benefícios, os montantes a serem recebidos no próximo ciclo de pagamento e as datas de desembolso. Também vai ser possível agendar ou reagendar perícias médicas e aproveitar diversos outros serviços vinculados aos benefícios da seguridade social.
Veja as datas de pagamento
Para quem recebe até 1 salário mínimo
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 1 de fevereiro;
- Final 7: 2 de fevereiro;
- Final 8: 5 de fevereiro;
- Final 9: 6 de fevereiro;
- Final 0: 7 de fevereiro.
Para quem recebe acima de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
Leia também | INSS: teto da Previdência sobe para R$ 7.786. Confira o reajuste das aposentadorias
INSS começa a utilizar inteligência artificial para combater fraudes em benefícios
Desde o dia 15 de janeiro, o INSS passou a utilizar inteligência artificial para combater fraudes em atestados médicos. De acordo com a autarquia, a nova medida vai auxiliar na diminuição das filas de espera.
O programa vai trabalhar em conjunto com o sistema Atestmed, que permite solicitar benefícios de maneira remota por meio de análise de documentos que foi ativada em setembro do ano passado.
A tecnologia permitirá que o INSS cruze dados para identificar irregularidades nos atestados médicos, utilizando o sistema Atestmed, que já possibilita o envio digital de documentação médica.
Comentários estão fechados.