Nesta quinta-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar os aposentados e pensionistas. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro, para os que têm cartão final 1 e 6.
O segurado que desejar poderá ter acesso ao extrato do INSS para ter informações sobre datas de pagamentos e valores. Basta acessar o aplicativo do INSS e o site Meu INSS, fazendo login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
O aposentado também poderá ter informações sobre o extrato de pagamento dos benefícios, os montantes a serem recebidos no próximo ciclo de pagamento e as datas de desembolso. Também vai ser possível agendar ou reagendar perícias médicas e aproveitar diversos outros serviços vinculados aos benefícios da seguridade social.
Para quem recebe até 1 salário mínimo
Para quem recebe acima de 1 salário mínimo
Leia também | INSS: teto da Previdência sobe para R$ 7.786. Confira o reajuste das aposentadorias
Desde o dia 15 de janeiro, o INSS passou a utilizar inteligência artificial para combater fraudes em atestados médicos. De acordo com a autarquia, a nova medida vai auxiliar na diminuição das filas de espera.
O programa vai trabalhar em conjunto com o sistema Atestmed, que permite solicitar benefícios de maneira remota por meio de análise de documentos que foi ativada em setembro do ano passado.
A tecnologia permitirá que o INSS cruze dados para identificar irregularidades nos atestados médicos, utilizando o sistema Atestmed, que já possibilita o envio digital de documentação médica.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…