O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar na próxima terça-feira, 2 de janeiro de 2024, os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.
Os aposentados terão um reajuste no benefício. A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo subirá de R$ 1.320 para R$ 1.412. Um reajuste de 6,97% em comparação ao valor atual. O valor do novo teto do INSS só será conhecido em janeiro de 2024.
Os aposentados só receberão os valores com reajuste a partir do dia 25 de janeiro de 2024. Nesta terça-feira (2), os valores que serão depositados ainda são referentes ao ano de 2023.
O calendário é dividido entre quem recebe até 1 salário mínimo, e aqueles que recebem acima deste valor, com base no número do benefício.
Para saber a data em que vai receber o benefício, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço.
Como por exemplo, vamos imaginar que o número do seu cartão seja 255.132.891-0, o número 1 é considerado como dígito final.
Veja as datas de pagamento
Para quem recebe até 1 salário mínimo
Para quem recebe acima do salário mínimo
Além das várias modalidades de aposentadoria (por idade, invalidez, etc.), o INSS também abrange benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
Leia também | 6 sinais de que você realmente chegou à classe média
O segurado que desejar poderá ter acesso ao extrato do INSS para ter informações sobre datas de pagamentos e valores. Basta acessar o aplicativo do INSS e o site Meu INSS, fazendo login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
O aposentado também poderá ter informações sobre o extrato de pagamento dos benefícios, os montantes a serem recebidos no próximo ciclo de pagamento e as datas de desembolso. Também vai ser possível agendar ou reagendar perícias médicas e aproveitar diversos outros serviços vinculados aos benefícios da seguridade social.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…