O trabalhador com carteira assinada tem direito a aposentadoria, por isso ele precisa conhecer as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Principalmente após as mudanças que aconteceram com a Reforma da Previdência em 2017.
O trabalhador que desejar se aposentar em 2024, deverá ficar atento às regras da idade mínima progressiva. As mulheres para solicitar o benefício precisam ter a idade de 58 anos e 6 meses de idade e ter uma contribuição de pelo menos 30 anos.
Já os homens precisam estar com a idade de 63 anos e 6 meses de idade e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 35 anos.
Na regra de pontos é preciso levar em conta a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2024, a regra diz que as mulheres devem chegar a 91 pontos e os homens a 101 pontos.
Para solicitar a aposentadoria por idade em 2024, as mulheres devem ter 62 anos de idade e ter uma contribuição de 15 anos. Já os homens devem ter a idade mínima de 65 anos e ter uma contribuição de 20 anos.
Para quem estava prestes a se aposentar em 2019, é necessário cumprir um “pedágio” equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.
Para ter direito a aposentadoria de pedágio de 50%, é necessário ter cumprido, até 13 de novembro de 2019, os seguintes requisitos: as mulheres deveriam ter pelo menos 28 anos de contribuição, e os homens pelo menos 33 anos de contribuição.
Exige que o trabalhador cumpra o dobro do tempo que faltava para se aposentar na data da reforma.
A regra do pedágio de 100% é uma regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição. Essa regra permite o recebimento de uma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média dos seus salários de contribuição.
A modalidade exige que o trabalhador cumpra integralmente o tempo de contribuição pendente para se aposentar. Neste método, a vantagem está no valor do benefício, que pode ser maior do que o pedágio de 50%.
Essas regras de transição foram criadas para facilitar a adaptação às novas exigências da reforma da Previdência.
Leia também | Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
Para calcular sua pontuação para aposentadoria pelo INSS, você precisa somar sua idade ao tempo de contribuição. A pontuação mínima exigida varia conforme o gênero e o ano.
Neste caso, faça uma simulação pelo o INSS:
Simulação no computador
Simulação no celular
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…