O trabalhador com carteira assinada tem direito a aposentadoria, por isso ele precisa conhecer as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Principalmente após as mudanças que aconteceram com a Reforma da Previdência em 2017.
O trabalhador que desejar se aposentar em 2024, deverá ficar atento às regras da idade mínima progressiva. As mulheres para solicitar o benefício precisam ter a idade de 58 anos e 6 meses de idade e ter uma contribuição de pelo menos 30 anos.
Já os homens precisam estar com a idade de 63 anos e 6 meses de idade e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 35 anos.
Na regra de pontos é preciso levar em conta a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2024, a regra diz que as mulheres devem chegar a 91 pontos e os homens a 101 pontos.
Para solicitar a aposentadoria por idade em 2024, as mulheres devem ter 62 anos de idade e ter uma contribuição de 15 anos. Já os homens devem ter a idade mínima de 65 anos e ter uma contribuição de 20 anos.
Para quem estava prestes a se aposentar em 2019, é necessário cumprir um “pedágio” equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.
Para ter direito a aposentadoria de pedágio de 50%, é necessário ter cumprido, até 13 de novembro de 2019, os seguintes requisitos: as mulheres deveriam ter pelo menos 28 anos de contribuição, e os homens pelo menos 33 anos de contribuição.
Exige que o trabalhador cumpra o dobro do tempo que faltava para se aposentar na data da reforma.
A regra do pedágio de 100% é uma regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição. Essa regra permite o recebimento de uma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média dos seus salários de contribuição.
A modalidade exige que o trabalhador cumpra integralmente o tempo de contribuição pendente para se aposentar. Neste método, a vantagem está no valor do benefício, que pode ser maior do que o pedágio de 50%.
Essas regras de transição foram criadas para facilitar a adaptação às novas exigências da reforma da Previdência.
Leia também | Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
Para calcular sua pontuação para aposentadoria pelo INSS, você precisa somar sua idade ao tempo de contribuição. A pontuação mínima exigida varia conforme o gênero e o ano.
Neste caso, faça uma simulação pelo o INSS:
Simulação no computador
Simulação no celular
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…