INSS
Muitas pessoas que recebem a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam de um dinheiro a mais do que recebem normalmente. Por isso, tentam junto à autarquia um acréscimo de 25% no valor do benefício.
Porém, somente quem recebe a Aposentadoria por Incapacidade Permanente poderá pedir um acréscimo de 25% no valor do benefício. O adicional é pago aos aposentados que comprovem precisarem de um acompanhamento constante todos os dias.
Outras aposentadorias não têm direito ao acréscimo de 25%. De acordo com a legislação, apenas quem possui aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez), tem direito ao benefício.
O adicional pode ser solicitado por pessoas acometidas pelas seguintes doenças ou condições físicas:
Os aposentados por invalidez que comprovarem que necessitam de ajuda de uma outra pessoa, terão direito ao adicional de 25%.
Somente vão ter direito ao adicional, conforme diz a lei, os aposentados por invalidez. Outros tipos de aposentadoria como idade e tempo de contribuição não terão direito a esse adicional de 25%.
Para solicitá-lo, é necessário que a pessoa apresente todos os documentos atestando que a ajuda diária é indispensável.
O aposentado deve realizar a solicitação através do site “Meu INSS”, depois clicar em “Novo Pedido”, digitar o “acréscimo de 25%” e seguir as instruções para o agendamento da perícia médica.
Passo a passo
Leia também | Auxílio Gás volta a ser pago em outubro
No dia em que você for fazer a perícia médica, deverá levar todos os documentos que comprovem a doença, como identificação com foto, atestados ou laudos médicos originais, assim como termo de representação legal e a identificação do procurador ou representante, se houver.
A aferição pode ser solicitada in loco caso o beneficiário tenha dificuldade de locomoção, esteja acamado ou necessitando de cuidados intensivos.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…