Doença crônica é aquela que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses. Como não existe cura para a doença, ela vai exigir cuidados – variando de acordo com a gravidade e sintomas apresentados.
Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), existem alguns critérios para a aposentadoria em caso de doença crônica.
Para ter direito ao benefício é preciso comprovar que o trabalhador esteja incapacitado de exercer suas atividades laborais. Neste caso, será necessário apresentar exames médicos e documentação. Outra exigência do INSS é que a pessoa precisa ter contribuído por pelo 12 meses para a Previdência Social.
O empregado com carteira assinada que deseja se aposentar por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez), deverá apresentar laudos e relatórios médicos que comprovem a doença e sua gravidade que resulte na incapacidade de trabalhar.
Doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, cardiopatia isquêmica, arritmias graves e doenças valvulares;
Doenças respiratórias: doença pulmonar obstrutiva crônica, asma grave, fibrose pulmonar, etc.
Doenças renais: Insuficiência renal crônica, doença renal em estágio terminal e outras condições renais graves podem dar direito na aposentadoria;
Doenças neurológicas: mal de Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia grave, doenças neuromusculares, etc;
Doenças mentais: Transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave, entre outros, podem levar à concessão da aposentadoria.
Doenças reumatológicas: Artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lupus eritematoso sistêmico e outras doenças reumatológicas graves podem dar direito na aposentadoria;
Doenças oncológicas: Cânceres em estágio avançado ou malignidades que causem incapacidade para o trabalho podem levar à aposentadoria.
A “lista” acima são apenas algumas das doenças crônicas que podem dar direito à concessão da aposentadoria por invalidez.
Leia também | Governo vai enviar ao Congresso projeto que muda regras de saque-aniversário do FGTS
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…