Em um certo momento da vida, os trabalhadores começam a querer saber o tempo que falta para se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As regras de aposentadoria no Brasil passaram por diversas mudanças nos últimos anos, o que pode gerar dúvidas sobre os requisitos necessários para ter direito ao benefício.
A reforma da Previdência promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A idade mínima para a aposentadoria varia de acordo com a regra escolhida e o sexo do segurado.
Lembrando que o número de anos trabalhados e contribuídos para o INSS é um fator fundamental para ter direito a aposentadoria. Por isso, você precisa ficar atento às regras para saber se já pode solicitar a aposentadoria.
Para as mulheres se aposentarem pela regra de transição, precisam comprovar a idade de 59 anos e ter contribuído junto ao INSS por 30 anos. Para os homens, a idade mínima será de 64 anos, com 35 anos de tempo de contribuição
O ajuste da idade será feito na aposentadoria por tempo de contribuição – transição por idade, que a cada ano acrescenta 6 meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem.
Em 2025, para se aposentar pela regra de transição por pontos, é necessário atingir uma pontuação mínima:
De acordo com a regra, a pontuação é calculada somando a idade do segurado com o tempo de contribuição. Para as mulheres, o somatório da idade e do tempo de contribuição deverá atingir 92 pontos, com uma contribuição de pelo menos 30 anos. Para os homens, o requisito será de 102 pontos, com no mínimo 35 anos de contribuição.
Regras Específicas para Professores no RGPS: Entendendo as Alterações da Reforma da Previdência
A aposentadoria dos professores sempre contou com regras diferenciadas em relação a outras profissões, em reconhecimento à natureza específica do trabalho docente. No entanto, a Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças significativas para essas regras.
Por exemplo, a professora para se aposentar em 2025 precisará ter 54 anos de idade e ao menos 25 anos de contribuição em atividades de magistério. Já o professor deverá estar com a idade de 59 anos e ter um tempo mínimo de contribuição de pelo menos 30 anos.
Regra de Pontos:
Para as professores com atuação na educação infantil, ensino fundamental ou médio, para se aposentarem em 2025, deverá ter atingido a seguinte pontuação:
Leia também | Brasil está no Top 10 dos países mais amigáveis do mundo. Confira
Tanto homens quanto mulheres precisam atingir uma idade mínima para se aposentar. Essa idade vem aumentando gradualmente e, em 2031, será de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Além da idade mínima, é exigido um tempo mínimo de contribuição. Para homens, são 35 anos e, para mulheres, 30 anos.
Quem começou a trabalhar após a reforma terá que esperar mais tempo para se aposentar em comparação com aqueles que já estavam próximos da aposentadoria quando a reforma foi aprovada.
Ótimas notícias para quem busca o ensino superior! O Ministério da Educação (MEC) anunciou que…
Desde quarta-feira (1º ) até o meio-dia desta sexta-feira (3), o Ministério da Defesa registrou…
Ter um ótimo salário é o desejo da maioria dos trabalhadores, mas por acaso você…
Os trabalhadores nascidos em janeiro podem retirar os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia…
Parece que a TV aberta vai também se render ao dorama, embora não seja a…
Se você está pensando em viajar e ter momentos tranquilos é preciso saber tudo sobre…