Carreira

Inteligência profissional: 7 filmes ensinam a lidar com os colegas do trabalho

No ambiente profissional, a inteligência emocional e a capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas são habilidades essenciais para o sucesso. Através da comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos, podemos construir relacionamentos saudáveis com colegas, superiores e clientes, impactando positivamente nossa performance e o clima organizacional.

Pensando nisso, vale a pena conhecer 7 filmes que abordam diferentes desafios do dia a dia no trabalho e oferecem valiosas lições sobre como lidar com as pessoas que nos cercam.

8 filmes para desenvolver inteligência profissional

Confira a lista com cada um dos filmes que podem ajudar você a se tornar um profissional com mais inteligência:

1. O Diabo Veste Prada (2006)

Neste clássico da comédia dramática, Andrea Sachs (Anne Hathaway) se depara com os desafios de trabalhar para Miranda Priestly (Meryl Streep), a exigente editora-chefe da revista Runway. Através de sua jornada, Andrea aprende a lidar com críticas construtivas, administrar o tempo e se comunicar de forma assertiva em um ambiente de alta pressão.

O Diabo veste Prada / Imagem de Reprodução

2. Up in the Air (2009)

Ryan Bingham, interpretado por George Clooney é um profissional especializado em demissões, que acaba viajando o mundo para avisar aos funcionários que foram demitidos. O filme aborda diversos temas diferentes que acabam acontecendo dentro das empresas, como a empatia, comunicação com as pessoas que passam por momentos difíceis, assim como a importância de encontrar significado na sua profissão.

3. The Intern (2015)

Ben Whittaker, interpretado por Robert De Niro é um aposentado que só quer uma coisa: ser útil. Para isso, acaba se tornando estagiário de uma empresa de moda online, comandada por Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway. A história do filme nos mostra como é importância a troca de experiência entre gerações diferentes, a importância de saber se adaptar a novos ambientes, assim como a criar relacionamentos intergeracionais mais saudáveis.

4. O Lobo de Wall Street (2013)

Nesse filme, Leonardo diCaprio interpreta Jordan Belfort, um corretor de valores que rapidamente se torna bem sucedido na bolsa de valorizes. O filme nos mostra os perigos da ambição quando não é medida, além de deixar claro como a falta de ética atrapalha um ambiente de trabalho mais honesto e transparente.

Lobo de Wall Street / Imagem de Divulgação Prime Video

5. A Rede Social (2010)

A rede social conta a história de Mark Zuckerberg e a história por trás da criação do Facebook. O filme conta sobre os desafios de lidar com a fama, a pressão imposta por investidores e até mesmo os conflitos que acabam acontecendo entre funcionários e seus amigos. A história serve como alerta para mostrar como uma comunicação clara, a gestão de conflitos e a ética fazem com que o ambiente de trabalho prospere em pouquíssimo tempo.

6. Chef (2014)

Carl Casper, interpretado por Jon Favreau é um renomado chef de cozinha que acaba se frustrando com as restrições que foram colocadas no restaurante em que trabalha. Para lidar com a situação, Carl decide seguir seu sonho de abrir um food truck, e durante o processo para desenvolver seu sonho, aprende a importância da paixão, da criatividade, e como a resiliência é fundamental para qualquer negócio.

7. Trabalho Interno (2017)

Trabalho interno é um filme que conta a história de um grupo de funcionários de telemarketing que estão tentando sabotar a empresa que trabalham para evitar suas possíveis demissões. O filme é uma comédia brasileira que aborda diferentes temas, desde a relações de poder, a força sindical e a busca dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Com um toque de humor Trabalho Interno ajudará você a desenvolver sua inteligência profissional.

Liderança e comunicação eficaz para uma vida mais tranquila

Os filmes que te sugerimos logo acima, abordam diferentes situações que podem ser enfrentadas no dia a dia do trabalho, desde lidar com críticas construtivas até administrar conflitos e construir relacionamentos saudáveis.

Veja o que você tem que saber hoje:

Através das histórias e personagens, podemos aprender valiosas lições sobre como desenvolver nossa inteligência emocional, aprimorar nossas habilidades de comunicação e nos tornarmos líderes mais eficazes.

Investir no desenvolvimento da inteligência emocional e na capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas é fundamental para o sucesso profissional.

Ao buscarmos aprimorar essas habilidades, podemos construir relacionamentos mais positivos com colegas, superiores e clientes, impactando positivamente nossa performance e o clima organizacional como um todo.

Rodrigo Peronti

Jornalista, especializado em Semiótica. Já atuou em grandes veículos de comunicação do país.

Postagens recentes

7 dicas para ganhar dinheiro usando um terreno alugado

Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…

10 horas atrás

Dicas de português: quando usar s, ss, z, x e ç

O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…

10 horas atrás

Estudo revela a hora que você tem mais criatividade e pode ter 1 grande ideia

Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…

15 horas atrás

Pesquisa revela qual é o salário ideal para morar sozinho no Brasil

Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…

16 horas atrás

Dia 29 é dia de muitos golpes financeiros: como se proteger

Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…

16 horas atrás

Quase esquecida, profissão tradicional e antiga volta e paga R$ 10 mil

Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…

17 horas atrás