A Islândia é um país nórdico que chama muito a atenção de pessoas do mundo todo. Isso porque enquanto os dias de verão podem parecer durar para sempre (com 22 horas de luz do dia), os meses de inverno podem ser particularmente mais rigorosos.
Com relação à vida profissional, a Islândia é um dos países com menor taxa de desemprego do mundo, de cerca de 3%. Além disso, a Islândia também é o país mais pacífico do mundo — título que detém não só agora, mas o mantém desde 2008, conforme o Global Peace Index.
Apesar da Islândia ser considerado um país caro na Europa, há muita coisa para se fazer totalmente de graça no país. Sua forte economia se deve em grande parte pela indústria do turismo, com o país recebendo quase um milhão de turistas por ano.
Além do turismo, as principais indústrias da Islândia são:
Com uma democracia estável e economia de consumo agitada, a Islândia apresenta diferentes oportunidades de emprego para estrangeiros. No entanto, segundo dados da EURES, existe uma movimentação diferente observada no país.
Isso porque, os próximos 3 a 5 anos para trabalhadores não qualificados provavelmente deve cair, contudo, olhando para o mesmo período, os profissionais qualificados terão cada vez mais oportunidades na Islândia, demandando cada vez mais de pessoas de prontas para ajudar no desenvolvimento do país.
Atualmente, os estrangeiros constituem cerca de 13% da força de trabalho na Islândia, ou seja, estrangeiros são super bem vindos no país, mas é preciso saber quais são as áreas necessárias para conseguir boas oportunidades de emprego.
Para aumentar suas chances de conseguir um visto de trabalho e consequentemente trabalhar dentro da Islândia, é necessário verificar as profissões com maior escassez de mão de obra, afinal, devido à necessidade do país, se torna mais fácil migrar para lá. Aqui está algumas das ocupações com maior demanda na Islândia:
1. Turismo e Hotelaria
2. Setor de energia geotérmica
3. Fundição de Alumínio
4. Assistência médica
5. Tecnologia da Informação
6. Construção
7. Trabalhos de limpeza
Garantir um emprego na Islândia sendo estrangeiro, envolve atender determinados regulamentos e requisitos. Primeiramente, cidadão não pertencentes a União Europeia precisam de autorização de trabalho e uma autorização de residência para trabalhar no país. Elas geralmente são obtidas juntas, onde o empregador inicia o processo.
Independente de ser brasileiro ou de qualquer outro país, todos os trabalhadores estrangeiros precisam ter um kennitala (número de identificação nacional), que é fundamental para que todas as transações na Islândia, desde abrir uma conta bancária a receber o salário, sejam cumpridas.
Vale destacar que, empregos na Islândia para falantes de inglês, são normalmente a maneira mais fácil de conseguir um emprego no país como expatriado. Contudo, aprender pelo menos o básico de islandês pode melhorar ainda mais a sua integração social, assim como oportunidades de trabalho.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…