Devido a grande escassez de profissionais da área da saúde, o governo italiano está planejando atrair mão de obra estrangeira para o país em 2025. Em uma abordagem totalmente nova e experimental, o governo colocou uma nova pretensão de emitir mais de 10 mil vistos para profissionais da saúde.
A medida é vista como uma grande oportunidade para profissionais da saúde estrangeiros e de fora da União Europeia, inclusive para brasileiros que estão em busca de novas oportunidades de trabalho no exterior.
No entanto, é importante destacar que essa nova abordagem será seguida por medidas extremamente rigorosas para solicitações de trabalhadores vindo de determinados países, especialmente os que são considerados de alto risco de envio de solicitações, normalmente acompanhados por documentação falsa ou mesmo ausência de qualificação.
Além da área da saúde, segundo dados da Schengen.news o governo italiano deve emitir 165 mil novos vistos de trabalho em 2025, um aumento bem significativo quando comparado há anos anteriores.
Por exemplo, em 2024 o número de vistos previstos foi de 151 mil, já em 2023 o número de vistos emitido chegou a 136 mil. Esse crescimento deixa claro o esforço do governo italiano em atender a demanda crescente por profissionais estrangeiros de diferentes áreas.
A Itália está facilitando a vida dos estrangeiros que querem trabalhar no país. As autoridades decidiram ampliar o período conhecido como “click days”, que nada mais são do que os dias específicos em que candidatos podem realizar solicitações para a autorização de trabalho.
Agora, diferentes profissões possuem dias adicionais para se inscrever. Uma mudança aplicada especialmente porque o país enfrenta uma grande escassez de mão de obra, dependendo cada vez mais de estrangeiros para preencher vagas de emprego importantes.
O cenário de trabalho na Itália está passando por uma transformação muito importante. Um estudo recente identificou que um em cada quatro empregos no país agora tem como alvo candidatos não italianos, indicando uma grande dependência de talentos internacionais para apoiar a economia do país.
À medida que a Itália tem que lidar com o envelhecimento populacional e a escassez de setores específicos, sua abordagem à imigração acaba mudando para atrair e reter talentos necessários para sustentar sua economia.
Esse influxo de trabalhadores estrangeiros não diz respeito a uma tendência passageira. Segundo dados da InfoMigrantes, em 2023, 19,2% das solicitações gerais da indústria tinham como alvo trabalhadores estrangeiros — sendo este o maior número em seis anos.
A busca da Itália por talentos estrangeiros vem de uma simples questão: a necessidade. Segundo relatório EURES da Autoridade de Trabalho Europeia, o país enfrenta uma dura escassez de mão de obra em 37 ocupações.
Além de profissionais da saúde, algumas das funções com maior escassez de mão de obra na Itália incluem:
O ano de 2024 foi excelente para o mundo das séries, várias produções ganharam destaque…
Final de semana chegando e você já começa a sentir vontade de beber uma cerveja…
Nada se compara à sensação de chegar em casa e ser recebido por um cão…
Os doramas são conhecidos por suas histórias cheias de emoção, personagens marcantes e romances que…
Muitas faculdades podem te fazer ganhar bastante dinheiro, porém, para isso, é preciso se dedicar…
O Auxílio Gás, um importante benefício destinado a ajudar famílias de baixa renda a cobrir…