Conheça a jornada de trabalho 4x3 Entenda / Imagem freepik
Os trabalhadores estão de olho nas formas formas de jornada de trabalho. Ainda se discute em Brasília a extinção da jornada de trabalho 6×1, através da Proposta de Emenda à Constituição apresentada pela deputada Érica Hilton, do PSOL-SP, na Câmara dos Deputados. O assunto acabou despertando interesse dos empregados de carteira assinada. Muitos deles ouvem falar dessas jornadas mas não conhecem suas regras.
Aproveitando que o assunto está em debate, hoje falaremos da jornada 4×3, que está se tornando muito popular. Ela oferece uma nova perspectiva para a relação entre trabalho e vida pessoal.
Na jornada 4×3, o funcionário trabalha por quatro dias consecutivos e descansa por três. O objetivo é proporcionar um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, com períodos mais longos de descanso e lazer.
Leia também | 7 maneiras de economizar combustível durante longas viagens
Na jornada de trabalho 4×3, você deverá trabalhar durante 4 dias seguidos normalmente. Após os quatro dias de trabalho, você terá direito a três dias consecutivos de folga. A carga horária semanal geralmente é mantida, mas a distribuição ao longo dos dias pode variar.
Essa jornada oferece mais tempo livre para os funcionários, que podem dedicar-se a atividades pessoais, familiares e de lazer, o que contribui para uma melhor qualidade de vida.
Segundo estudos realizados, a jornada 4×3 pode aumentar a produtividade dos funcionários, pois eles tendem a ser mais focados e motivados durante os dias de trabalho. O estudo também aponta que empresas que adotam a jornada 4×3 podem atrair e reter talentos, pois esse modelo é visto como um diferencial no mercado de trabalho.
Segundo o portal ‘exame.’, o primeiro teste piloto foi concluído em julho e contou com 21 empresas que decidiram testar o regime de trabalho 4×3 durante seis meses. A pesquisa foi conduzida pela 4 Day Week Brazil em parceria com diversas organizações e pesquisadores, incluindo a Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), e envolveu 290 funcionários – sendo que 19 empresas completaram a implementação.
Após seis meses de teste, a avaliação de trabalhadores e gestores foi majoritariamente positiva. Ao final, 84,6% das lideranças e dos trabalhadores avaliaram que a participação no piloto trouxe benefícios para suas empresas.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…