Será que vamos precisar aprender a contar novamente? Parece uma pegadinha esse tipo de pergunta, mas na verdade, existe uma proposta para mudar a forma como entendemos e utilizamos os números. De acordo com os matemáticos que querem a mudança, é preciso fazer uma revolução na forma em que contamos e lidamos com os números.
A ideia é que, ao invés de contarmos até dez, como fazemos atualmente, passaríamos a contar até doze, incorporando dois novos símbolos. Essa mudança não só facilitaria certos cálculos matemáticos, mas também poderia ter implicações significativas em diversas áreas do conhecimento e da tecnologia.
Leia também | 5 dicas para quem vai fazer uma entrevista em outro idioma
A principal motivação por trás dessa proposta é a busca por um sistema numérico mais eficiente e intuitivo. Atualmente, utilizamos o sistema decimal, baseado em dez dígitos (0 a 9). No entanto, alguns matemáticos argumentam que um sistema duodecimal, baseado em doze dígitos, poderia oferecer diversas vantagens, como:
Segundo o portal Superinteressante, eles defendem o uso da base 12 e também acreditam que facilitaria muito o aprendizado nas ciências exatas. Isso porque o número 12 tem mais divisores (2, 3, 4 e 6) do que o número 10, o que torna as contas de divisão mais simples.
O uso de sistemas numéricos alternativos já acontece em algumas áreas. Os computadores, por exemplo, utilizam uma base binária (0 e 1), e os programadores muitas vezes utilizam uma base hexadecimal (com 16 símbolos) para facilitar a leitura dos códigos binários.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…