Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Me sinto muito cansado emocionalmente, o que fazer?

Muitas pessoas podem se sentir no limite do desgaste emocional, e isso é um grande risco, se você passa por isso, veja o que fazer

Viver no estado de exaustão emocional é como percorrer um caminho onde as emoções se desgastam e se esvaem, resultado do acúmulo de estresse proveniente da vida pessoal, profissional, ou muitas vezes, de uma combinação de ambas. Este estado é um dos indicativos do esgotamento.

Indivíduos que experimentam a exaustão emocional frequentemente se sentem impotentes, sem controle sobre os acontecimentos da vida. É como se estivessem “presos” ou “enclausurados” em determinadas situações.

A falta de energia, o sono irregular e a diminuição da motivação tornam desafiador superar a exaustão emocional. Com o tempo, esse estado crônico de estresse pode causar danos permanentes à saúde.

Qualquer pessoa que esteja sob estresse prolongado pode se tornar emocionalmente exausta e sobrecarregada. Em momentos difíceis, a exaustão emocional pode se manifestar sorrateiramente, mas nunca é tarde para buscar ajuda.

Quais os sintomas da exaustão emocional?

Os sintomas da exaustão emocional podem se manifestar tanto de forma emocional quanto física. As pessoas vivenciam a exaustão emocional de maneiras diversas, mas, geralmente, os sintomas incluem:

  • Falta de motivação
  • Dificuldades para dormir
  • Irritabilidade
  • Fadiga física
  • Sentimentos de desesperança
  • Distração
  • Apatia
  • Dores de cabeça
  • Alterações no apetite
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Raiva irracional
  • Aumento do cinismo ou pessimismo
  • Sensação de temor
  • Depressão

SE VOCÊ PRECISA DE ALGUÉM PARA CONVERSAR

A exaustão emocional, sentimentos de desesperança e a falta de propósito na vida podem ser avassaladores. Se você estiver tendo pensamentos suicidas, ligue para o Centro da Valorização a Vida, o contato é gratuito, pelo número 188 e funciona 24 horas por dia.

Empregadores cujos funcionários estão sobrecarregados e emocionalmente exaustos podem começar a perceber mudanças no desempenho no trabalho e no moral geral da equipe. Por exemplo, podem observar que seus funcionários apresentam:

  • Falha em cumprir prazos
  • Comprometimento reduzido com a organização
  • Maior número de faltas
  • Taxa de rotatividade elevada

Leia também | 11 sinais de que você é emocionalmente dependente dos outros

10 maneiras de superar o desgaste emocional

É possível fazer certas mudanças no estilo de vida para ajudar a aliviar os sintomas da exaustão emocional. Essas técnicas podem não ser fáceis de implementar no início, mas ficarão mais fáceis à medida que você começar a adotar hábitos mais saudáveis.

Fazer pequenas mudanças nos seus hábitos diários pode ajudar a gerenciar os sintomas e prevenir o esgotamento emocional.

Ao reconhecer os sinais de exaustão emocional, experimente o seguinte:

1. Elimine o estresse

Embora nem sempre seja possível, a melhor maneira de tratar o estresse é eliminar o estressor. Se o ambiente de trabalho for a causa da sua exaustão emocional, considere mudar de emprego ou empresa. Se seu gerente ou chefe estiver causando seu estresse, você também pode considerar a possibilidade de transferir para um novo departamento ou pedir para ser colocado sob um gerente diferente.

2. Coma de forma saudável

Comer de forma saudável significa escolher uma dieta equilibrada rica em frutas, legumes, grãos integrais e carnes magras, evitando lanches açucarados e alimentos fritos ou processados.

Somos orientados a comer saudável o tempo todo, mas isso pode fazer toda a diferença quando você está estressado. Isso não apenas o ajudará a obter as vitaminas e minerais de que você precisa, mas também melhorará a digestão, o sono e os níveis de energia, o que pode ter um efeito dominó no seu estado emocional.

3. Faça algum exercício

Qualquer tipo de atividade física eleva os níveis de endorfinas e serotonina. Isso pode melhorar seu estado emocional. O exercício também ajuda a tirar a mente dos seus problemas. Tente se exercitar por 30 minutos por dia, mesmo que seja apenas uma longa caminhada.

4. Controle o consumo de álcool

O álcool pode aumentar temporariamente seu humor, mas a sensação se dissipará rapidamente, deixando você mais ansioso e deprimido do que antes. O álcool também interfere no seu sono.

5 Regule o seu sono

O sono é importante para a saúde mental. É ainda mais eficaz se você planejar sua hora de dormir para mais ou menos o mesmo horário todas as noites. Busque de oito a nove horas de sono todas as noites. Desenvolver uma rotina na hora de dormir pode ajudá-lo a relaxar e garantir um sono de melhor qualidade. Limitar a cafeína também pode ter um impacto positivo no seu horário de sono.

6. Pratique a atenção plena (mindfulness)

A atenção plena é um termo que você provavelmente ouve muito, mas as técnicas de mindfulness vão muito além de uma moda passageira. Elas são cientificamente reconhecidas por reduzir o estresse e a ansiedade e podem ser a chave para equilibrar suas emoções.

A atenção plena é o ato de envolver-se no momento presente. Isso pode ajudar a direcionar sua atenção para longe do pensamento negativo. Existem muitas maneiras de praticar a atenção plena. Exemplos incluem:

  • Yoga
  • Exercícios de respiração
  • Passeios, especialmente na natureza
  • Manter um diário para registrar seus sentimentos e pensamentos

Pesquisadores encontraram recentemente evidências de que uma única sessão de meditação mindfulness pode ajudar a reverter os efeitos do estresse no corpo.

7. Converse com algum amigo ou alguém de confiança

Conversar pessoalmente com um amigo é uma maneira maravilhosa de aliviar o estresse. A pessoa que ouve não precisa necessariamente resolver seus problemas. Ela pode apenas ser uma boa ouvinte. Um amigo ou membro da família de confiança pode ouvir sem julgá-lo.

Se você não tem ninguém próximo para recorrer, verifique se seu empregador possui um programa de assistência ao empregado com serviços de aconselhamento.

8. Faça uma pausa

Todo mundo precisa de uma pausa em algum momento. Seja tirar férias ou simplesmente encontrar tempo para ir ao cinema, qualquer coisa ajuda.

9. Busque por terapia

Além de fazer mudanças no estilo de vida, é importante procurar ajuda profissional para tratar a exaustão emocional. Um profissional, como um terapeuta, pode fornecer as ferramentas necessárias para lidar com um período estressante. Algumas das técnicas usadas por profissionais incluem:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de psicoterapia, também conhecida como terapia de conversa
Técnicas de relaxamento aplicado

10. Procure ajuda médica

Em alguns casos, seu médico de atenção primária pode sugerir medicamentos para ajudar a gerenciar seus sintomas. Antidepressivos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), medicamentos ansiolíticos ou remédios para dormir prescritos, foram usados para ajudar a tratar a exaustão emocional.

Medicamentos como benzodiazepínicos podem ser viciantes e devem ser usados apenas a curto prazo para diminuir o risco de dependência ou vício.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.