Se você já é um MEI ou deseja optar pela modalidade é de extrema importância que você conheça seus direitos.
No artigo de hoje o meu valor digital separou uma lista com 8 benefícios que o microempreendedor individual tem direito em 2022, confira.
Quem é microempreendedor possui benefícios tanto na hora de solicitar um empréstimo como direito aos benefícios previdenciários, confira 8 deles:
1. Benefícios do INSS: como mencionado o MEI contribui para a previdência social, sendo assim ele possui direito à aposentadoria, auxílio-doença e outros benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
2. Isenção de Tributos Federais: isso ocorre por se tratar de uma modalidade simplificada enquadrada no Simples Nacional, sendo assim, o MEI é isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL);
3. Facilidades na obtenção de linhas de crédito: ter um CNPJ traz uma série de vantagens na hora de buscar por um banco para solicitar linhas de crédito, pois é possível ter acesso a menores taxas de juros e parcelamentos melhores.
4. Desconto de até 30% na compra de carro zero km: o MEI por ter um CNPJ possui descontos que podem chegar até 30%, na aquisição de automóveis 0 km.
5. Direito de remuneração ao precisa se afastar do trabalho por motivo de doença: caso o MEI esteja incapacitado de realizar suas atividades laborais o mesmo quando preencher os requisitos poderão ter direito ao auxílio-doença em caso de incapacidade temporária, ou aposentadoria por invalidez onde a incapacidade é permanente.
Para que o MEI possa manter todos os seus direitos é preciso que ele cumpra com as obrigações da modalidade, sendo eles:
Pagamento da Contribuição Mensal (DAS): mensalmente o microempreendedor individual deve realizar o pagamento dos seus encargos e contribuição previdenciária feito através de uma única guia a DAS e o valor pode variar conforme o ramo de atividades, confira abaixo os valores em 2022.
Emissão de Nota Fiscais: existem situações onde o MEI pode ser obrigado a emitir nota fiscal do serviço prestado.
Envio de Declaração Anual do Faturamento: o envio da DASN SIMEI é feito uma vez ao ano e o microempreendedor individual deve realizar o encaminhamento da declaração independentemente se tiver ou não faturamentos no ano anterior.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…