Para o Microempreendedor Individual (MEI), conseguir crédito pode se tornar uma excelente maneira de alavancar o seu negócio, seja um negócio que esteja em estágio inicial, quanto para empresas que já estão na ativa e buscam expandir.
A grande vantagem do MEI, é que existem muitas linhas de crédito específicas, que podem ajudar você e milhares de pessoas a conseguirem uma boa oferta. Contudo, o grande problema é que muitos empreendedores não sabem quais são as ofertas disponíveis.
Se você é um MEI empreendedor em busca de oportunidades de crescimento e desenvolvimento do seu negócio, este artigo é para você. Vamos fornecer informações valiosas e detalhadas sobre como você pode acessar crédito como MEI, as opções disponíveis e os passos a serem seguidos.
Existem diversas modalidades de crédito disponíveis para os MEIs. Vamos abordar as principais opções que podem atender às necessidades do seu negócio.
O microcrédito foi criado para apoiar os empreendedores brasileiros, inclusive os negativados, e faz parte do programa SIM Digital — Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores.
Se você é Microempreendedor Individual – MEI, você poderá participar da opção desde que tenha pelo menos 12 meses de atividade/constituição. A solicitação poderá ser feita em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Conheça as condições do programa para o MEI:
O BNDES Microcrédito libera financiamentos de até R$ 21 mil a microempreendedores formais e informais, o que inclui o MEI.
É importante esclarecer que a contratação da linha de crédito não ocorre diretamente com o BNDES. Isso porque o auxílio prestado ocorre de forma indireta.
Assim sendo, o financiamento ocorre através dos agentes operadores que são as instituições financeiras credenciadas para realizar o repasse dos recursos para o MEI.
Outro ponto que precisa ser esclarecido é sobre a taxa de juros que não pode ultrapassar 4% ao mês, assim como a cobrança administrativa no ato de abertura do crédito não deve ficar acima de 3% sobre o valor financiado.
Para conseguir contratar a modalidade de crédito através do BNDES, os microempreendedores individuais possuem as seguintes opções:
Trata-se de um cartão de crédito liberado para que o MEI possa investir no seu negócio, podendo adquirir:
A grande vantagem é que o cartão conta com financiamento automático em até 48 parcelas fixas. Lembrando que o uso é exclusivo para investir no seu negócio e o limite dependerá do porte da sua empresa, faturamento e também da saúde financeira da empresa.
O Governo Federal possui um excelente Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+).
O programa CRED+ viabiliza soluções estratégicas para a administração do seu negócio, entre elas as soluções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos.
Para garantir acesso, o primeiro passo é criar sua conta no Gov.Br, em seguida, através do portal do Empreendedor, será possível requerer acesso a produtos e serviços financeiros após informar o que o seu negócio necessita.
O programa CRED+ é totalmente gratuito, conectando os microempreendedores aos bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é super facilitado através de aplicativo de celular ou pelo computador.
O pronampe é uma linha de crédito oferecida pelo governo, de maneira a auxiliar o desenvolvimento e fortalecimento do negócio dos brasileiros.
Com a nova fase do pronampe, os MEIs podem solicitar empréstimos por meio do programa. Antes, esse grupo não era contemplado.
Para solicitar a contratação do pronampe, o MEI deve procurar uma instituição financeira credenciada ao programa, para isso é simples, basta seguir as orientações abaixo:
Algumas instituições bancárias e empresas oferecem opções de antecipação de recebíveis para o MEI. Logo, será possível ter os valores das vendas sendo recebidas antes mesmo do pagamento dos clientes, lembrando que haverá algumas taxas para isso.
Dessa maneira, como a instituição estará antecipando um pagamento que corre o risco de não acontecer, os valores serão menores do que, de fato você receberia no final, com o pagamento do cliente.
Essa é uma opção para quem está pensando em um dinheiro imediato, para pagamento ou investimento de algo específico, e não vale a pena para os demais casos. Sendo necessário utilizar essa opção com mais cautela e estratégia.
Para solicitar crédito como MEI, é importante estar preparado com a documentação necessária. Embora os requisitos possam variar de acordo com a instituição financeira escolhida, alguns documentos geralmente são solicitados, tais como:
Agora que você já conhece as principais modalidades de crédito para MEI, vamos compartilhar algumas dicas valiosas para aumentar suas chances de obter o financiamento desejado:
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…