Algumas pessoas contam mentiras visando amenizar algumas situações constrangedoras, principalmente quando não querem magoar outras pessoas, mas em alguns casos, quando alguém está contando uma pequena mentira, isso pode tomar proporções gigantescas.
Mentir é um comportamento comum para o ser humano, principalmente para indivíduos extrovertidos, segundo Vanessa Van Edwards, autora do renomado livro “Captivate: The Science of Succeeding with People” e líder da Science of People.
Para comprovar se uma pessoa está realmente mentindo é fundamental analisar o seu comportamento para assim conseguir identificar as possíveis atitudes mentirosas.
A dificuldade em manter o contato visual é uma característica marcante quando alguém está mentindo. Em alguns locais essa atitude é vista como falsidade. Entretanto, isoladamente não pode caracterizar mentira, pois esse fator também pode envolver vergonha ou outras condições.
Leia também | 7 mentiras que você conta a si mesmo para fazer besteira
A gesticulação excessiva é um sinal da ansiedade que o indivíduo está sentindo ao falar sobre o assunto, o que pode denunciar o seu nervosismo e expressar o quanto aquela pessoa está se esforçando para te convencer. Vale analisar se a pessoa é alguém que já tem esse comportamento ou não.
Segundo Paulo Sergio de Camargo, autor do livro “Não minta para mim: psicologia da mentira e linguagem corporal” (Summus Editorial, 2012). Algumas pessoas quando mentem tendem a limitar os seus movimentos inconscientemente, tentando passar despercebido e os seus gestos não passarem ao contrário da sua fala.
É uma atitude muito comum quando a pessoa está mentindo e tem medo que as palavras saiam sem controle e revele o que a pessoa está escondendo.
O uso excessivo de palavras também pode indicar uma pessoa mentirosa. Essa é uma atitude de quem busca trazer autenticidade para o assunto, muitas vezes a maioria das palavras busca credibilizar uma mentira.
Em algumas ocasiões, algumas pessoas quando estão mentindo apresentam uma postura retraída, demonstrando uma insegurança e falta de confiança no que elas mesmo estão dizendo.
É uma forma de tentar se proteger, demonstrando insegurança e falta de confiança no que está sendo dito, ou seja, as palavras não condizem com a postura corporal. A boca diz uma coisa e o corpo mostra outra.
Em situações de estresse e ansiedade o corpo diminui a produção de saliva, provocando uma secura na boca. A boca seca pode denunciar uma pessoa mentirosa. Porém, destacamos novamente que nem sempre um sinal de nervosismo vai confirmar uma mentira.
Para demonstrar veracidade nas suas falas, pessoas mentirosas, vão procurar detalhar de forma muito exagerada uma história, como uma forma de justificar suas atitudes, o que pode denunciar a sua mentira.
Leia também | 7 mentiras que podem destruir o seu casamento
O tom de voz trêmulo pode indicar o nervosismo que a pessoa está sentindo ao falar sobre algum assunto, o que pode denunciá-la caso esteja mentindo. Entretanto, existem pessoas que possuem dificuldades de interagir socialmente e podem sentir um desconforto em interações comuns, conhecer uma pessoa pode te ajudar a saber se ela está mentindo.
Nesta terça-feira (31), a Caixa Econômica Federal sorteou os seis números da Mega da Virada,…
O novo ano está chegando e com ele muitas coisas vão melhorar e mudar. O…
Graças a medicina o mundo já se livrou de muitas doenças. Ela é responsável pela…
Algumas histórias conseguem nos transportar para universos repletos de emoções, onde o amor, a dor…
O público foi surpreendido com a notícia de que a série da Netflix, "Cobra Kai"…
Muitas pessoas que amam enfeitar suas casas na época de Natal, ficam se perguntando quando…