Muitos estudantes que estão começando suas graduações já pensam no que fazer após a formação, umas das principais dúvidas é sobre o mestrado e o doutorado, esses dois cursos de pós-graduações confundem os estudantes.
O ensino superior pode ser confuso para muitas pessoas, repletos de nomenclaturas diferentes do ensino médio, além de dezenas de cursos e matérias diferentes. Tudo isso pode assustar, mas é preciso ter calma.
Confira abaixo as principais diferenças entre mestrado e doutorado:
Entenda o que é o doutorado e mestrado
O Mestrado e o doutorado são tipos de pós-graduação stricto sensu, antes esses cursos eram voltados para quem quisesse seguir carreira acadêmica em atividades de ensino e pesquisa.
Entretanto, atualmente, existem cursos stricto sensu direcionados para o mercado de trabalho e não só para pesquisa e para o mundo acadêmico.
Leia também | Conheça as 10 melhores universidades do Brasil em 2024
Duração dos cursos
Confira quanto dura em média cada estilo de curso:
- Mestrado: Dura aproximadamente 24 meses e a carga horária e o número de créditos vão depender do programa.
- Doutorado: dura aproximadamente de 48 meses (quatro anos) e, geralmente, solicita o dobro do número de créditos de um mestrado.
Os doutorandos podem validar disciplinas cursadas no mestrado como créditos de doutorado. A duração dos cursos que mostramos acima pode ser maior, em alguns casos.
Leia também | 10 melhores universidades do mundo em 2024
Diferenças
- Mestrado: Geralmente, o mestrado é um curso direcionado para o ensino e pesquisa, voltado para a área escolhida, após a conclusão do curso o estudante ganha o título de mestre. O curso é mais direcionado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica.
- Doutorado: O doutorado tem como objetivo fazer com que o aluno pesquise e se apresente a novas descobertas, teorias e provas, sobre a área escolhida. Ou seja, é um curso focado em formar pesquisadores, que apresentem teses e novas descobertas.
Comentários estão fechados.