Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão / Imagem freepik
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando uma nova plataforma chamada Una para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos. O projeto-piloto começará em 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro, com a expectativa de que a plataforma esteja disponível para todos no primeiro semestre de 2025.
O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos, conforme informou a Agência Brasil.
A plataforma Una vai permitir que você possa solicitar serviços como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), possa agendar e esclarecer dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento e seguro desemprego, entre outros. A plataforma promete agilizar os processos, reduzindo o tempo de espera e burocracia.
A medida tem como objetivo acabar com filas e deslocamentos para agendar serviços. Ter maior controle sobre os processos e acompanhamento das solicitações.
O MTE afirma que o trabalhador não precisará ficar preocupado pois a plataforma Una é segura. A segurança dos dados pessoais é uma preocupação fundamental em qualquer plataforma digital, especialmente quando se trata de informações sensíveis como as relacionadas ao trabalho e emprego.
O Ministério do Trabalho, ao criar essa nova plataforma, certamente tem em mente a importância de garantir a proteção desses dados.
Leia também | Governo pode fazer ajustes em mudanças nas regras do BPC
O projeto-piloto da plataforma unificada de atendimento do Ministério do Trabalho, começou nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar e solucionar possíveis problemas antes de uma implementação mais ampla.
Para outras informações, entre em contato com o Ministério do Trabalho. Acesse os canais de atendimento do MTE: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…