Governo pode fazer ajustes em mudanças nas regras do BPC
Uma notícia vem preocupando milhares de brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada)
Uma notícia vem preocupando milhares de brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada). Segundo informações, o governo federal pode ajustar as propostas de mudança nas regras do BPC para viabilizar a votação do pacote de corte de gastos. Pelo menos foi o que disse nesta terça-feira (10), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Para ele, os ajustes serão pequenos e não deverão ter impacto na economia de recursos esperada.
As mudanças tem como objetivo ajustar as regras e garantir a sustentabilidade do programa. As principais propostas em discussão incluem:
- Aumento dos critérios para cálculo da renda familiar: A ideia é ampliar a consideração da renda familiar para incluir não apenas os membros da mesma casa, mas também outros parentes que contribuam para a renda do beneficiário. Essa mudança poderia reduzir o número de pessoas elegíveis ao benefício.
- Proibição da retirada de rendas não previstas em lei: O governo busca impedir que beneficiários recebam outras fontes de renda que não estejam de acordo com as regras do BPC.
- Exigência de biometria para atualização cadastral: A biometria já é exigida para novos pedidos de BPC, e a proposta é estendê-la para a atualização cadastral, visando evitar fraudes e garantir que o benefício seja destinado às pessoas realmente necessitadas.
- Atualização da Classificação Internacional de Doenças (CID): Os cadastros desatualizados há mais de dois anos precisarão ser renovados e incluir a CID, o que garante uma avaliação mais precisa da incapacidade do beneficiário.
- Suspensão do benefício para quem não atualizar o cadastro: Beneficiários que não atualizarem seus cadastros no prazo estabelecido terão o pagamento do BPC suspenso.
Leia também | 6 comportamentos que só pessoas mais inteligentes costumam ter
Deputados estão preocupados com a mudança nas regras do BPC
Durigan explicou após almoço com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE): “A preocupação é legítima. A gente fez um debate dentro do governo, envolvendo uma série de ministérios, de atores políticos, e a gente chegou a um consenso. O BPC tem uma preocupação da bancada do PT que a gente entendeu e vai internalizar”, conforme informou a Agência Brasil.
Na segunda-feira (9), Durigan reuniu-se com a bancada do PT na Câmara dos Deputados, onde ouviu as preocupações do partido com o projeto que endurece as regras de acesso ao BPC.
Comentários estão fechados.