Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Multa de 40% do FGTS: Saiba como calcular em caso de rescisão!

Profissionais demitidos sem justa causa têm o direito de receber a multa de 40% sobre o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador garantido pela legislação trabalhista, profissionais demitidos sem justa causa têm o direito de receber uma multa de 40% sobre o valor do FGTS.

A maioria dos trabalhadores não sabe como realizar o cálculo dos direitos trabalhistas, principalmente da multa de 40% do FGTS, que na maioria das vezes é um valor que pode fazer diferença no momento da rescisão.

O trabalhador demitido sem justa ou que encerrou seu contrato por rescisão indireta tem diversos direitos.

Multa de 40 FGTS / Imagem freepik

Direitos do trabalhador demitido

Caso um trabalhador seja demitido sem justa causa, ele direito a diversos direitos trabalhistas, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), confira

  • saldo de salário;
  • aviso prévio indenizado;
  • férias proporcionais, acrescidas de 1/3 constitucional;
  • décimo terceiro proporcional;
  • multa de 40% referente ao FGTS;
  • seguro-desemprego;
  • saldo do Fundo de Garantia.

Leia também | 8 direitos trabalhistas garantidos em caso de demissão

O fundo de garantia 

É obrigação do empregador realizar o depósito mensal de 8% do salário dos seus funcionários na conta do FGTS. Existem regras que permitem que o saque aconteça em diferentes situações.

A multa do Fundo de Garantia é uma compensação financeira paga aos trabalhadores que perdem o emprego sem justa causa, ou seja, que são demitidos, quando o desligamento ocorre por solicitação do empregador.

Caso o trabalhador encerre o contrato por meio de rescisão indireta, por meio de uma ação trabalhista, também é possível receber a multa.

Leia também | Saiba quando você vai poder sacar o FGTS

Aprenda como calcular a multa de 40% do FGTS em caso de rescisão

Para cálculo da multa rescisória do FGTS, são considerados todos os depósitos devidos ao FGTS no contrato de trabalho, por este motivo, mesmo que o trabalhador realize o saque aniversário, o valor da multa não diminui.

Para realizar o cálculo da multa, é preciso multiplicar o saldo dos depósitos realizados na conta do FGTS durante contrato de trabalho por 40%, para a soma serão considerados todos os valores já depositados pelo empregador.

Exemplo: se todos os depósitos na sua conta do FGTS somam 15 mil reais, o cálculo será o seguinte:

  • R$ 15.000 x 0.4 = R$ 6.000 (40% de 15 mil).

Comentários estão fechados.