Chamadas

NASA monitora possível asteroide que pode atingir a Terra em 2032

Sempre que alguém ouve falar que a Terra corre o perigo de se chocar com algum cometa ou asteroide, fica com medo que o planeta possa chegar ao fim. Mas calma, não vamos entrar em pânico. 

Segundo a NASA, foi recém-descoberto um  asteroide recém-descoberto, denominado 2024 YR4, que tem uma pequena chance de colidir com a Terra em 2032. Foi descoberto no final de 2024, o 2024 YR4 tem entre 40 e 100 metros de largura e está atualmente localizado a 43 milhões de quilômetros de distância.

Embora a probabilidade de impacto seja baixa, cerca de 1,2%, o asteroide está no topo da lista de risco de asteroides da Agência Espacial Europeia (ESA). Mesmo que a possibilidade de impacto seja baixa, um asteroide desse tamanho poderia causar danos significativos se atingisse uma área habitada.

No entanto, os especialistas recomendam calma, pois é provável que novas medições ajustem os cálculos e descartem qualquer risco real.

Asteroides são objetos rochosos ou metálicos que orbitam o Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. São restos da formação do Sistema Solar e são considerados cápsulas do tempo que guardam os materiais primitivos que compuseram os planetas. 

Os asteroides do tipo C, formados por rochas argilosas e silicatadas, são os mais comuns. Já os do tipo S, são formados por rochas silicatadas e ligas de ferro e níquel. Os asteroides do tipo M, são formados por ferro e níquel, são compostos por rochas metálicas.

Leia também | Conheça os maiores guitarristas de Rock do mundo

Qual foi o asteroide que mais se aproximou da Terra?

Vira e mexe, somos surpreendidos com essas notícias que tiram sossego da gente. Em 2020, um outro asteroide também se aproximou da Terra. Foi o 2020 VT4, que passou a apenas 339 quilômetros do nosso planeta em 13 de novembro de 2020. Para se ter uma ideia, essa distância é inferior à distância média da Terra à Lua, que é de cerca de 384.400 quilômetros.

O 2020 VT4 é um asteroide relativamente pequeno, com cerca de 10 metros de diâmetro. Se ele tivesse atingido a Terra, provavelmente teria se desintegrado na atmosfera, sem causar grandes danos. No entanto, sua proximidade serve como um lembrete de que a Terra está constantemente sob a ameaça de asteroides.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

7 cursos superiores para fazer se você tem 40 anos ou mais

Às vezes acreditamos que depois de certa idade não somos mais capazes de voltar aos…

16 horas atrás

Conheça os maiores guitarristas de Rock do mundo

O mundo do Rock está repleto de guitarristas que se tornaram uma lenda. Os que…

20 horas atrás

Ambev abre 364 vagas de emprego em diversas cidades do Brasil

Você está desempregado? Está a procura de uma vaga no mercado de trabalho? Fique ligado,…

22 horas atrás

App da Carteira de Trabalho Digital permite consulta a vagas de emprego

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) foi atualizado para permitir a consulta…

23 horas atrás

As 4 guerras que o Brasil já participou ao longo da história

As guerras parecem não ser algo com o qual o Brasil gosta de ter contato…

1 dia atrás

35 profissões com mais vagas e que mais empregam no Brasil

Conseguir emprego no Brasil é um verdadeiro desafio. Especialmente em um país como o nosso,…

1 dia atrás