Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Nova mudança no CPF pega os brasileiros de surpresa, entenda

O CPF passa a ser numeração de identificação de diversos documentos

Nova mudança no CPF pega os brasileiros de surpresa, entenda | O Cadastro de Pessoa Física, popularmente conhecido como CPF, é um dos mais importantes documentos dos brasileiros.

No entanto, muitas mudanças com relação ao CPF estão acontecendo, a primeira delas a ser divulgada é a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física no novo documento de identidade.

Sim, o seu RG agora terá um novo nome e se chamará Carteira de Identidade Nacional (CIN), cuja numeração de validação dos documentos será o CPF, ou seja, a numeração do seu RG atual perderá a validade.

RG e CPF

A nova Carteira de Identidade Nacional, ou novo RG como preferir chamar, foi lançado pelo governo no ano passado, contudo, os estados brasileiros estão agora em processo de adaptação para emissão do novo documento.

Até o mês de novembro todos os estados do país devem começar a emitir o novo RG para os brasileiros, cujo CPF será a numeração de identificação do documento.

A mudança ocorre, pois na regra atual, cada estado é responsável por emitir seu próprio número de RG, ou seja, quem tira a primeira via em um estado e solicita a segunda via em outro passa a ter dois números de RG.

Logo, caso o cidadão queira, ele poderá tirar uma nova via do RG em cada estado do país, podendo então ter até 27 números de RG diferentes, uma loucura não é mesmo?

Essa situação trazia muita insegurança para o RG, dessa forma, com a medida do governo de adotar o CPF como número de identificação, o documento se torna muito mais seguro.

Vale lembrar que o seu antigo RG terá validade até 2032, sendo assim não se preocupe, você terá tempo suficiente para trocar o documento.

CPF se torna obrigatório em diversos documentos

Além da inclusão do CPF no RG, o presidente Lula publicou a Lei 14.534/23 que institui que o CPF deve ser o número de identificação de diversos documentos.

Conheça então os 13 documentos aos quais contará com o CPF como número único de identificação:

  1. Certidão de nascimento;
  2. Certidão de casamento;
  3. Certidão de óbito;
  4. Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  5. Documento Nacional de Identificação (DNI);
  6. Registro no PIS ou no Pasep;
  7. Cartão Nacional de Saúde;
  8. Título de eleitor;
  9. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  10. Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  11. Certificado militar;
  12. Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e
  13. Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.

Devo mudar meus documentos agora?

Não! Primeiro que o novo RG ainda está em fase de implementação, e o antigo documento terá validade até 2032, ou seja, os brasileiros podem ter calma para trocar o documento de identidade.

Já para os demais documentos, tudo ocorrerá de forma gradativa, respeitando o prazo de validade do documento atual, logo, somente após o vencimento, na hora que o cidadão for renovar sua documentação é que ele terá acesso às novas versões dos documentos.

Tenham calma, apesar das recentes mudanças, tudo ocorrerá de maneira que nenhum cidadão seja afetado, ou que precise sair correndo para emitir uma nova via dos seus documentos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.