Chamadas

Novas Leis de Trânsito: 5 leis que todo motorista precisa saber

Os motoristas devem ficar sempre atentos às mudanças que vêm ocorrendo desde 2020. Estar por dentro das leis evita uma possível multa.

As regras servem para manter a segurança de motoristas e também de autoridades responsáveis. Elas vão impedir problemas legais, como por exemplo multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão do veículo e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

leis que todo motorista precisa saber

1 – Lei da Cadeirinha: o motorista é obrigado usar dispositivos de retenção específicos para crianças menores de 10 anos e com altura inferior a 1,45 metros. A intenção da lei é reduzir os riscos de acidentes envolvendo crianças, proporcionando maior proteção durante as viagens.

2 – Lei do Farol Baixo: essa lei passou por uma mudança. Os motoristas a partir de agora só precisam ligar o farol durante o dia em pista simples, ou seja, quem trafegar em pista dupla não precisa mais ligar o equipamento.

Também foi estabelecida a obrigatoriedade do uso do farol baixo aceso em rodovias durante o dia. A determinação serve para aumentar a visibilidade dos veículos, especialmente em condições de tráfego intenso, aumentando a segurança nas estradas brasileiras.

Os carros com DRL (luz diurna): o condutor não precisa mais ligar o farol durante o dia, nem mesmo em pistas simples.

3 – Avançar o sinal fechado: esta lei também passou por mudanças. Antes, toda vez que o motorista avançasse o sinal vermelho, estaria sujeito a uma multa, independente da situação.

Porém, a lei foi alterada, agora, o motorista pode avançar com o sinal fechado, essa possibilidade existe exclusivamente para situações em que o motorista realiza uma conversão à direita do sinal fechado.

Mas fique atento: você só poderá avançar o sinal fechado para conversão à direita, é preciso que no local haja alguma sinalização que permita a manobra. Não havendo uma sinalização, você poderá ser multado.

4 – Alterações na regra do insulfim: houve mudanças para que você possa utilizar o insulfilm no seu veículo. A regra exige que as películas de proteção não contenham bolhas. Caso aconteça uma fiscalização e a sua película conter bolhas, você será multado, independente de onde estejam as bolhas.

A quantidade de luz que pode passar pelo insulfilm, em hipótese alguma pode ser menor do que 70%, nos vidros, para-brisas e áreas que afetam a dirigibilidade do veículo.

Leia Também | Golpe SIM SWAP: Veja como prevenir que seu número de celular seja clonado

5- Nova CNH: o formato e a validade da Carteira Nacional de Habilitação passou também por mudanças. Ficou determinado que a renovação da CNH poderá ocorrer a cada 10 anos para motoristas até 50 anos, a cada 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e a cada 3 anos para motoristas acima de 70 anos.

Muitas dessas leis já existiam, são leis antigas e que estavam precisando passar por revisão e atualização para se adequarem aos dias atuais.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 semanas atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 semanas atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

1 mês atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

2 meses atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

2 meses atrás