Chamadas

Novas regras do Vale-Alimentação começam a valer em todo país

O Vale-Alimentação (VA) e Vale-Refeição (VR), estão com novas regras que passam a valer a partir deste mês de março. As mudanças são oriundas da Lei 14.442/2022 e pela Resolução 289/2023 do Banco Central (BC).

Dentre as diversas mudanças produzidas pela Lei em questão, a partir deste mês de março, o Banco Central, não irá mais regular os benefícios do vale-alimentação e refeição. Sendo assim, novas regras dos benefícios pagos pelas empresas começam a produzir seus efeitos.

Diversas mudanças entraram em vigor, onde, dentre elas, podemos destacar a portabilidade da troca da bandeira do cartão sem custo algum, assim como a possibilidade de utilizar o vale em qualquer estabelecimento, independente de sua bandeira.

Desregulamentação do vale

Entrando em vigor neste mês, a desregulamentação do vale-alimentação e vale-refeição já está em discussão no Congresso Nacional desde o ano passado.

No ano passado foram estipuladas novas regras para a utilização estabelecidas pela Lei Federal 14.442/22, assim como pelo Decreto 10.854/21, que estabelece paridade entre o VA, VR e os benefícios do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Conforme publicado pela Resolução 289/23, do Banco Central, tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição foram retirados do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), no dia 1º de março de 2023.

Com a desregulamentação, regras definidas pelo Banco Central, como a imposição de capital, não serão mais consideradas. Sendo assim, estima-se que, os custos para as empresas que fornecem os benefícios serão reduzidos, abrindo espaço para novas organizações ingressarem ao mercado.

O que muda para o trabalhador

Apesar das novas regras produzirem impactos aos empreendimentos do setor, novas regras foram estabelecidas para que os trabalhadores possam utilizar o VA e VR.

Nesse sentido, veja o que muda para os trabalhadores com a utilização do vale-alimentação e refeição a partir de agora:

  • O trabalhador poderá realizar a troca da bandeira do seu VA ou VR (gratuitamente), para outra bandeira que achar ter mais vantagens;
  • Compra de produtos que não sejam para a finalidade de alimentos está proibida, ou seja, não é possível comprar cigarros ou bebidas alcoólicas, ou produtos de limpeza, por exemplo.
  • Qualquer estabelecimento que aceite o pagamento com o VA ou VR, deverá aceitar o pagamento com qualquer bandeira do vale. Ou seja, a regra de só usar o vale em comércios vinculados a bandeira do cartão acabou.
Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Filmes e séries para os fãs de Coringa; vale a pena

O universo sombrio e caótico de Coringa, de 2019, causou um impacto gigantesco no cinema.…

38 minutos atrás

Esportes que podem te dar uma bolsa de estudos nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) oferecem bolsas de estudo para jovens que se destacam em diversos…

3 horas atrás

Aposta de PE acerta Mega-Sena e leva R$ 52 milhões

A Caixa Econômica Federal informou na noite deste sábado (5), que uma aposta de Petrolina…

4 horas atrás

Coringa 2: O filme realmente é ruim? Confira as avaliações!

Parece que o filme Coringa 2 ou ‘Coringa: Delírio a Dois’, não agradou, diversas críticas…

4 horas atrás

Para celebrar o Halloween: 10 animes para assistir gratuitamente na Crunchyroll

Está chegando a atmosfera misteriosa e arrepiante do Halloween. Enquanto esperamos pelo dia 31 de…

5 horas atrás

Veja calendário de episódios da terceira temporada de A Lenda de Vox Machina

Para quem estava esperando, já está disponível no Prime Video, a terceira temporada de "A…

6 horas atrás