A teledramaturgia brasileira tem um lugar especial no coração do público. As novelas servem como um retrato da nossa sociedade, explorando temas relevantes e contando histórias que nos emocionam, divertem e fazem refletir.
Uma das maiores produtoras de novelas no Brasil ainda é a Rede Globo. Outras emissoras produzem folhetins e não conseguem abrir mais de um horário para teledramaturgia. Enquanto que a emissora carioca faz isso há muitos anos, tendo em sua programação três horários destinados às novelas.
Nesta lista, destacamos cinco novelas da Globo que marcaram a história da televisão brasileira e conquistaram o carinho do público:
Escrita por Glória Perez, a novela abordou temas como empoderamento feminino, identidade de gênero, vício em drogas e tráfico humano. A trama foi recheada de personagens marcantes, como a protagonista Jeiza (Paolla Oliveira), a vilã Carine (Carla Diaz) e Bibi Perigosa (Juliana Paes).
A trama principal da novela girava em torno de Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes), que se conhecem na faculdade de Direito e ficam noivos. Ele está prestes a assumir um alto cargo em uma indústria de alimentos, quando a moça termina a relação por ter medo de ser trocada pelo trabalho do noivo.
A decepção de Bibi dura até ela encontrar o garçom e estudante Rubinho (Emílio Dantas) e ser flagrada por Caio com a nova paixão
“O Outro Lado do Paraíso” é uma novela de Walcyr Carrasco. História gira em torno de Clara (Bianca Bin). A trama abordou temas como violência doméstica, exploração sexual e a busca por justiça.
Clara (Bianca Bin) vive com o avô Josafá (Lima Duarte) no Jalapão. Ao conhecer Gael (Sergio Guinzé), sente uma atração imediata pelo rapaz e é correspondida. Mas a vilã Sophia (Marieta Severo) torna-se um empecilho.
Ela só aceita o casamento do filho ao descobrir que as terras do avô de Clara têm esmeraldas. Para abrir e controlar o garimpo, Sophia interna a nora em um manicômio. Dez anos depois, Clara foge do hospício e ressurge milionária.
O desejo é se vingar de sua principal inimiga: a sogra. Com o apoio do advogado Patrick (Thiago Fragoso), ela também pretende recuperar a guarda do filho que teve com Gael, que passou a ser criado pela irmã dele, Lívia (Grazi Massafera).
Escrita por Glória Perez, a novela explorou a cultura indiana e o choque cultural entre Brasil e Índia. Primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional, ‘Caminho das Índias’ se passava na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país.
A novela teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas.
Maya, filha de Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), apaixona-se por Bahuan quando está prestes a fazer um casamento arranjado com Raj (Rodrigo Lombardi), filho de Opash e Indira (Eliane Giardini).
Escrita por João Emanuel Carneiro, a novela foi um verdadeiro fenômeno cultural. A história de vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) prendeu o público do início ao fim. A novela também foi marcada por personagens marcantes, como Tufão (Murilo Benício), Jorginho (Cauã Reymond) e Lucinda (Vera Holtz).
Leia também | 5 Séries de Suspense para Maratonar no Streaming
Escrita por Aguinaldo Silva, a novela foi um grande sucesso de audiência e crítica. A trama girava em torno da rivalidade entre Griselda (Lília Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). A trama também contou com personagens marcantes, como Quinzé (Malvino Salvador), Crô (Marcelo Serrado) e Celeste (Dira Paes).
O antagonismo entre Griselda Pereira (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) conduz a narrativa da novela. Com personalidades e valores opostos, suas vidas se cruzam logo no início da história, quando descobrem que seus filhos são namorados. E, ao longo da trama, ainda disputam o amor de Renê (Dalton Vigh).
Estas são apenas algumas das novelas que marcaram a história da televisão brasileira e conquistaram o carinho do público. As novelas brasileiras continuam sendo um importante veículo de entretenimento e informação, e fazem parte da cultura popular do país.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…