Novelas / Imagem freepik IA
A teledramaturgia brasileira tem um lugar especial no coração do público. As novelas servem como um retrato da nossa sociedade, explorando temas relevantes e contando histórias que nos emocionam, divertem e fazem refletir.
Uma das maiores produtoras de novelas no Brasil ainda é a Rede Globo. Outras emissoras produzem folhetins e não conseguem abrir mais de um horário para teledramaturgia. Enquanto que a emissora carioca faz isso há muitos anos, tendo em sua programação três horários destinados às novelas.
Nesta lista, destacamos cinco novelas da Globo que marcaram a história da televisão brasileira e conquistaram o carinho do público:
Escrita por Glória Perez, a novela abordou temas como empoderamento feminino, identidade de gênero, vício em drogas e tráfico humano. A trama foi recheada de personagens marcantes, como a protagonista Jeiza (Paolla Oliveira), a vilã Carine (Carla Diaz) e Bibi Perigosa (Juliana Paes).
A trama principal da novela girava em torno de Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes), que se conhecem na faculdade de Direito e ficam noivos. Ele está prestes a assumir um alto cargo em uma indústria de alimentos, quando a moça termina a relação por ter medo de ser trocada pelo trabalho do noivo.
A decepção de Bibi dura até ela encontrar o garçom e estudante Rubinho (Emílio Dantas) e ser flagrada por Caio com a nova paixão
“O Outro Lado do Paraíso” é uma novela de Walcyr Carrasco. História gira em torno de Clara (Bianca Bin). A trama abordou temas como violência doméstica, exploração sexual e a busca por justiça.
Clara (Bianca Bin) vive com o avô Josafá (Lima Duarte) no Jalapão. Ao conhecer Gael (Sergio Guinzé), sente uma atração imediata pelo rapaz e é correspondida. Mas a vilã Sophia (Marieta Severo) torna-se um empecilho.
Ela só aceita o casamento do filho ao descobrir que as terras do avô de Clara têm esmeraldas. Para abrir e controlar o garimpo, Sophia interna a nora em um manicômio. Dez anos depois, Clara foge do hospício e ressurge milionária.
O desejo é se vingar de sua principal inimiga: a sogra. Com o apoio do advogado Patrick (Thiago Fragoso), ela também pretende recuperar a guarda do filho que teve com Gael, que passou a ser criado pela irmã dele, Lívia (Grazi Massafera).
Escrita por Glória Perez, a novela explorou a cultura indiana e o choque cultural entre Brasil e Índia. Primeira novela brasileira a vencer o Prêmio Emmy Internacional, ‘Caminho das Índias’ se passava na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país.
A novela teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas.
Maya, filha de Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), apaixona-se por Bahuan quando está prestes a fazer um casamento arranjado com Raj (Rodrigo Lombardi), filho de Opash e Indira (Eliane Giardini).
Escrita por João Emanuel Carneiro, a novela foi um verdadeiro fenômeno cultural. A história de vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) prendeu o público do início ao fim. A novela também foi marcada por personagens marcantes, como Tufão (Murilo Benício), Jorginho (Cauã Reymond) e Lucinda (Vera Holtz).
Leia também | 5 Séries de Suspense para Maratonar no Streaming
Escrita por Aguinaldo Silva, a novela foi um grande sucesso de audiência e crítica. A trama girava em torno da rivalidade entre Griselda (Lília Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). A trama também contou com personagens marcantes, como Quinzé (Malvino Salvador), Crô (Marcelo Serrado) e Celeste (Dira Paes).
O antagonismo entre Griselda Pereira (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) conduz a narrativa da novela. Com personalidades e valores opostos, suas vidas se cruzam logo no início da história, quando descobrem que seus filhos são namorados. E, ao longo da trama, ainda disputam o amor de Renê (Dalton Vigh).
Estas são apenas algumas das novelas que marcaram a história da televisão brasileira e conquistaram o carinho do público. As novelas brasileiras continuam sendo um importante veículo de entretenimento e informação, e fazem parte da cultura popular do país.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…