Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Novo idioma: 4 maneiras de aprender muito mais rápido

Aprender um novo idioma pode ser demorado, mas a ciência está aí, para nos ajudar a resolver nossos problemas muito mais rápido

Aprender um novo idioma não é uma tarefa simples, fácil e nem mesmo rápida. Se você está no processo de aprendizado, saiba que, leva-se tempo e muita dedicação para conseguir chegar a fluência, mas, apesar das dificuldades, é algo totalmente possível para você.

Estar ciente dos desafios para se aprender uma nova língua, evitará que você se frustre, ou mesmo se choque com uma realidade que, nos primeiros momentos, parece completamente impossível de se compreender.

A verdade é que não existe muito segredo para se aprender um novo idioma, a prática é o melhor caminho para que você consiga evoluir, estudar todos os dias, ao menos alguns minutos, ler o máximo que conseguir, escutar áudios no idioma entre outras estratégias, fazem parte do processo de aprendizado.

Mas, para você que, ciente das dificuldades de se aprender um novo idioma, quer acelerar o seu processo de aprendizado, então podemos te ajudar, para isso, reunimos 4 estratégias apoiadas pela ciência, que podem te ajudar acelerando o processo.

Leia também | Conheça os 5 idiomas mais novos do mundo

Espace suas sessões de estudo

Como qualquer coisa na vida, aprender uma nova língua exige dedicação e, quanto mais você se dedica com estratégia, mas você terá resultados. Além disso, a maneira como você estuda também importa.

Pesquisas mostram que é melhor mirar em sessões curtas de estudo, espaçadas por um período maior de tempo, do que passar, às vezes, 3 ou 4 horas memorizando um novo vocabulário.

Esse método é conhecido como prática “espaçada” e diversas pesquisas comprovam que é muito superior para aprendizagem e retenção de longo prazo. O motivo, é que, quando você acumula um grande volume de informações, a maioria delas será esquecida em um ou dois dias.

Por outro lado, se você espaça suas atividades, praticando algo, por, digamos, 30 minutos, duas vezes por dia, terá mais oportunidades de processar conceitos importantes e revisar informações que pode ter esquecido.

Imersão total

Diversos estudos afirmam que, a imersão é uma das melhores estratégias para aprender um novo idioma. Se você está estudando inglês, por exemplo, coloque todos os seus aplicativos em inglês, se gosta de podcast, comece a ouvir podcasts em inglês para assimilar melhor o idioma, veja sua série em inglês, force-se a estar cercado pelo idioma.

Adicione contexto

Outra estratégia para reter mais do que você aprende por um longo período, é colocar algum contexto, em vez de apenas memorizar listas de palavras. Estudos comprovam que o contexto é fundamental para a compreensão da linguagem.

Então, quer uma maneira de acelerar o seu aprendizado? Comece a colocar contexto durante o seu estudo, encontrando maneiras de conectar o assunto da sua lição, com algo relacionado a sua própria vida.

Concentre-se primeiro na pronuncia

Embora foquemos em memorização de vocabulário na hora de aprender uma nova língua, diversos estudos identificaram que seria bem melhor para os alunos adultos se concentrarem primeiro na pronúncia.

Se você está se perguntando porque, a verdade é que pesquisas indicam que, embora crianças mais novas tenham capacidade de distinguir entre sons em todas as línguas, mesmo as não familiares, a medida que nos tornamos habilidosos em falar nossa língua nativa, perdemos essa capacidade.

Comentários estão fechados.