Imagem de Divulgação / Detran-RJ
Recentemente o governo federal alterou o RG (Registro Geral) dos brasileiros para uma nova versão que permitirá a validação offline do documento e trará mais segurança com a implementação do CPF como número único de identificação do documento.
O RG, popularmente conhecido como carteira de identidade, é o principal documento de identificação dos cidadãos, dessa forma, é importante que todo cidadão mantenha seus documentos e seu RG devidamente em dia.
A emissão do novo documento, rebatizado como Carteira de Identidade Nacional (CIN), já começou a ser emitida em diversos estados do país, enquanto para outros será necessário aguardar até o mês de novembro para conseguir emitir o novo documento.
Independente do seu estado já estar ou não emitindo o novo documento de identidade, é fundamental que os cidadãos se atentem ao prazo de atualização do RG, afinal, todos os cidadãos devem ter em mãos o novo documento quando o mesmo começar a ser exigido pelo governo.
Conforme estabelecido pelo governo, o novo prazo para emissão do RG vai até 2032, logo, os cidadãos tem cerca de 9 anos para emitir o novo documento, ou seja, há tempo mais do que suficiente para os brasileiros tirarem a nova via do Registro Geral.
O prazo de validade do novo RG é o seguinte:
Até o momento, existem 11 estados que já estão aptos para emitir o novo RG, sendo eles:
Para tirar o novo documento de identidade, o cidadão deve ter em mãos:
Com os documentos em mãos, basta que o cidadão procure um órgão de identificação mais próximo, como Expresso Cidadão e as redes Poupa tempo para tirar o novo RG.
Lembrando que mesmo nesses estados, onde já está sendo emitido o novo documento de identidade, o mesmo ainda está em fase de testes e será preciso verificar se o estado já permite a liberação do documento para o cidadão.
O recomendado é que os brasileiros esperem até o mês de novembro, que é o prazo máximo dado para os estados se adequarem às mudanças para começarem a emitir o novo documento, para que o cidadão já solicite sua nova versão do RG.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…