O novo RG (Registro Geral), batizado pelo governo como Carteira Nacional de Identificação (CIN), já pode ser acessada em versão digital por diversos estados do Brasil.
O novo documento traz mais segurança para os brasileiros substituindo o número de RG pelo número de CPF, além de facilitar pela versão digital que pode ser acessada no proprio celular.
Com a nova carteira de identidade nacional o governo estabelece o mesmo padrão de emissão do RG para todos os entes federativos do país, o que ajudará a coibir possíveis fraudes de identificação do documento.
Isso porque, cada Estado emitia sua propria numeração de RG, dessa forma quem tirava a primeira via do documento em um Estado e solicitava a segunda via em outro acabava tendo dois números de RG.
Pasmem agora com essa informação, caso o cidadão quisesse solicitar uma nova via do RG em cada um dos estados do país, o cidadão brasileiro passaria então a ter 27 números de RG diferentes, o que cá pra nós era um grande retrocesso, principalmente com questões de segurança.
Os cidadãos podem acessar a versão digital do novo RG através do aplicativo Gov.br do Governo Federal. O app pode ser baixado para celulares Android e iOS.
Contudo, para acessar a versão digital do documento, será preciso primeiro, solicitar a emissão da versão impressa do documento, afinal, a versão digital é disponibilizada automaticamente após a confecção da versão física.
Para garantir acesso ao novo RG basta que o cidadão compareça à Secretaria de Segurança Pública, redes do Poupa Tempo e Expresso Cidadão do seu município portando a certidão de nascimento ou casamento, o antigo RG e o CPF.
A troca do antigo modelo do RG pelo novo modelo é obrigatório para a maioria dos brasileiros. Isso porque, pessoas com mais de 60 anos não precisarão realizar a troca do documento.
Já pessoas com menos de 60 anos terão até 2032 para pedir a emissão do novo RG, sendo assim, ainda há tempo mais que suficiente para que os cidadãos possam solicitar a troca do documento.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…