Chamadas

Número de infartos aumentam no país

O número de infartos no país vem aumentando. Segundo um um estudo inédito do Instituto Nacional de Cardiologia, aponta que os casos de infartos registrados por mês, no Brasil, mais do que dobraram nos últimos 15 anos. 

Segundo o estudo, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.

O estudo leva em consideração dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde, que cobre todos os pacientes brasileiros que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), seja nos hospitais públicos ou nos privados que têm convênios. Isso representa de 70% a 75% de todos os pacientes do país.

Segundo Aurora Issa, do Instituto Nacional de Cardiologia, alguns fatores aumentam os riscos de infarto.

“O infarto do miocárdio acontece em populações mais idosas. E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira”, explica a diretora-geral do INC.

Ela também lembrou que o frio aumenta as chances de infarto. Dados do INC indicam que os casos são mais frequentes durante o inverno. No ano passado, o número de infartos nessa estação foi 27,8% maior em mulheres e 27,4% maior em homens na comparação com o verão.

Por isso, o dia 14 de agosto, Dia do Cardiologista, nos faz lembrar de como esquecemos de procurar esse profissional. A grande maioria das pessoas não cuida da sua saúde cardíaca.

A cardiologia é uma especialidade médica que trata das doenças do coração e do sistema circulatório.

Leia também | Famoso remédio para gastrite pode causar demência afirma estudo

O que é o infarto?

Em geral, a obstrução da artéria é resultado de uma placa de gordura, chamada de aterosclerose, que se rompe e forma um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo dentro da artéria. Sendo assim, é necessário prevenir condições que favoreçam o desenvolvimento dessas placas de gordura, incluindo colesterol alto, hipertensão, diabetes e sedentarismo. 

A dor no peito é o sintoma clássico dos quadros de infarto agudo do miocárdio. É um tipo de dor aguda e prolongada. Em muitos casos, a sensação relatada é de aperto ou peso, que é mais perceptível do lado esquerdo do peito e pode irradiar para o pescoço, costas, mandíbula e braço. 

Mas você precisa saber que nem sempre a dor no peito será o único sintoma dessa condição, ou seja, nem todo paciente vítima de infarto apresentará dor. Outros sintomas característicos da interrupção no fluxo sanguíneo incluem:

  • dor no peito;
  • náusea;
  • vômito;
  • suor frio;
  • sensação de desmaio.

Que o dia 14 de agosto, dia de um dos médicos mais importantes para as nossas vidas, nos faça lembrar que realizar exames periódicos é o melhor caminho!

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

1 semana atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 meses atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 meses atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 meses atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás