No mundo digital, no qual boa parte das ofertas de trabalho se dá no ambiente conectado da internet, ainda existem fases da contratação que são importantes e ocorrem fora das telas. É o caso da entrevista de emprego, onde alguns pequenos detalhes serão analisados e podem fazer toda a diferença.
Um desses detalhes pode passar despercebido por muita gente, mas não pelo olhar atento dos bons recrutadores. É o caso da maneira como o entrevistado se senta e se porta durante a sabatina do entrevistador.
Alguns estudos acadêmicos comportamentais oferecem dados que revelam partes da personalidade da pessoa apenas analisando a maneira como ela se senta. Isso inclui ambientes formais, como a própria entrevista de emprego.
Talvez você nunca tenha parado para analisar o modo como você se senta e se comporta em uma entrevista de emprego. Porém, a partir de agora, esse dado deve entrar no seu campo de visão e de aprimoramento, já que ele também serve como termômetro do seu caráter profissional.
Não é novidade que a linguagem corporal pode expressar pensamentos e a própria personalidade humana. Mas saiba que esses detalhes não superam a sua experiência comprovada e sua competência em testes, porém eles podem fazer diferença, sim.
Um exemplo de postura a ser analisada é quando a pessoa se senta com os ombros bem relaxados e inclinados. Isso passa a sensação de que o entrevistado tem interesse no que está sendo dito e também está disposto a se engajar na entrevista de emprego.
Já quando a pessoa cruza os braços e se reclina para trás, ela está demonstrando uma postura defensiva, com insegurança e até mesmo falta de interesse no que está sendo falado, perguntado e analisado naquele momento.
Veja ainda hoje tudo isso:
Outras dicas para arrumar sua postura durante a entrevista de emprego incluem manter os pés firmes no chão. Mas também é aconselhável evitar cruzar as pernas em posições que possam parecer casuais ou defensivas, como o cruzamento de um tornozelo sobre o joelho.
Gestos sutis, traduzidos em atos de sorrir e fazer contato visual, reforçam um ar de confiança e abertura, enquanto evitar o contato visual ou fidgeting (mexer-se nervosamente) pode transmitir ansiedade
Talvez a pessoa que esteja liderando a entrevista de emprego não esteja atenta a tantos detalhes, mas inconscientemente, uma mensagem pode estar sendo transmitida pelo seu jeito de sentar.
Essas posturas influenciam a percepção do recrutador, uma vez que a linguagem corporal é subconscientemente associada a qualidades como competência e confiabilidade. O uso de uma postura mais aberta, juntamente com gestos controlados, é considerado fundamento para reforçar uma imagem profissional e confiante, impactando positivamente a avaliação do entrevistador.
As informações foram baseadas em alguns estudos internacionais, como os divulgados pela consultoria Morgan Philips.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…