Chamadas

O perigo do ciúme doentio. Conheça os sinais

Quando estamos namorando alguém, é normal termos ciúme da pessoa amada. Porém, existe uma linha que você não pode ultrapassar, deixando o sentimento se transformar em uma doença.

O ciúme pode se tornar perigoso, quando você passa a ter atitudes descontroladas, provocando escândalos em público e tendo desconfianças infundadas. O exagero pode por fim ao relacionamento.

Como identificar o ciúme doentio?

Quando a gente ama alguém, com certeza vai ter medo de ficar sem aquela pessoa. Principalmente quando acreditamos que ela está sendo infiel. Mas quando as coisas fogem do controle, é sinal que você precisa procurar ajuda. 

Devem pedir ajuda quem sente ciúme ao extremo e fora de controle e também a pessoa que é vítima do ciumento ou ciumenta.

Quando a pessoa começa a procurar motivos para provar que o outro está sendo infiel. Pensa o tempo todo que vai perder a namorada ou namorado. Começa a implicar até com uma olhadinha que a pessoa dá para o lado, virando motivo de briga. É sinal que você ultrapassou a linha normal do ciúme.

Vasculhando a vida do outro

O ciumento ou ciumenta quando começa a bancar o detetive vasculhando a vida do namorado(a), pode estar iniciando um desgaste no relacionamento. Se você passa a checar as mensagens que ele ou ela recebe no celular ou para quem está enviando. Decide invadir o e-mail dela ou dele e monitora a página dela ou dele no Facebook para ver quem comenta e curte as fotos, você pode estar acabando com um relacionamento que poderia dar super certo se não fosse o seu ciúme exagerado.

Partindo para a briga

Um rapaz olhou para sua namorada ou uma moça olhou para o seu namorada, e você partiu para cima da pessoa para tirar satisfações e até partir para a briga física.

O ciúme doentio também pode levar a pessoa a ser agressiva com o companheiro(a). Quando se chega ao ponto de quebrar o celular da outra pessoa por causa de ciúmes, você com certeza está ultrapassando o limite de uma atitude normal.

Leia também | 6 Programas mais famosos da TV nos anos 80

Tratamento

Não existe remédio que acabe com o ciúme doentio. Quando você perceber que está sentindo ciúmes acima do normal e que está tendo atitudes descontroladas, é hora de pedir ajuda a um psicólogo.

Geralmente o profissional consegue ajudar a pessoa. Mas quando ele percebe que existem sinais de depressão, delírio ou ansiedade exacerbada, pode optar por um tratamento multidisciplinar, direcionando o paciente para um tratamento com um psiquiatra. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

21 minutos atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

41 minutos atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

1 hora atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

2 horas atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

5 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

7 horas atrás