A hiperplasia é a produção de células em tecidos e órgãos, fazendo-os aumentar de volume. Este processo pode ser uma resposta natural do corpo a certas condições, como o crescimento das mamas durante a puberdade ou a gestação. Mas a hiperplasia também pode ser um desequilíbrio do organismo, muitas vezes relacionado a alterações hormonais.
Esse fenômeno biológico se refere ao aumento do número de células em um tecido ou órgão, resultando em sua expansão volumétrica.
Os sinais de hiperplasia variam de acordo com o órgão e/ou tecido afetados pelo crescimento mencionado acima. Por isso, dependendo do tecido ou órgão afetado, os sintomas podem ser dor, sensação de peso ou sensibilidade aumentada na área impactada. Por exemplo, a hiperplasia endometrial pode causar ciclos menstruais dolorosos e sangramento excessivo, enquanto a hiperplasia prostática benigna pode levar a dificuldades urinárias em homens.
Mas não se desespere, a hiperplasia pode ser curada, na maior parte dos casos. Tudo vai depender de onde estiver instalada. Ela pode ser uma condição natural do corpo, que não requer tratamentos ou intervenções médicas.
Mas se a hiperplasia está causando dores, incômodos e até mesmo prejudica a qualidade de vida da (do) paciente, é possível tratá-la e pensar em uma possível cura.
O tratamento da hiperplasia vai depender da causa e localização. Por isso, em alguns casos, é necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos como a curetagem.
No caso dos homens, a hiperplasia prostática benigna pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia, dependendo da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida do paciente.
Leia também | 21 países com mais pessoas carecas no mundo
Muitas pessoas ficam em dúvidas qual médico deve procurar para a realização de um diagnóstico da hiperplasia. Ele poderá ser feito mediante exames clínicos, exames laboratoriais.
O paciente com sintomas deve procurar o médico especialista na parte do corpo onde elas se concentram. Ou seja, se os sintomas surgirem na pele, você deve procurar um dermatologista; se no útero, um ginecologista e etc.
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) pode ocorrer em homens com mais de 50 anos, na presença de determinados sintomas urinários. O manejo de cada caso dependerá do tipo de sintoma predominante, dos achados clínicos e dos resultados de alguns exames complementares.
Não existe uma causa específica para a hiperplasia da próstata, mas alguns médicos acreditam que a condição possa estar conectada com variações nos níveis de testosterona e de hormônios, como a di-hidrotestosterona.
Lembrando que esse texto é apenas informativo. Qualquer sintoma que você tiver, deve procurar uma unidade de saúde ou o seu médico de confiança.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…