Quando uma pessoa está em busca de um emprego, normalmente o que ela faz é preparar ou atualizar o seu currículo e começar a enviar nos sites de emprego, ou pessoalmente em empresas as quais ela almeja uma possibilidade de emprego.
De fato, o currículo é o seu grande porta-voz para conseguir um emprego, no entanto, existem outras situações das quais você pode se atentar, e que podem ajudar com que você consiga uma tão sonhada oportunidade de trabalho.
Quer descobrir o que você pode fazer além de enviar currículos para conseguir um emprego? Então fique até o final que vamos te explicar exatamente o que você também pode fazer para ajudar nessa empreitada, confira!
Sabemos que o foco do conteúdo é outras possibilidades que podemos atingir para conseguir um emprego, no entanto, vamos resumir aqui rapidamente o que você deve fazer para que tenha um currículo com maiores chances de ser analisado pelo recrutador. Confira:
Lembrando que além de enviar o currículo, envie também uma carta de apresentação personalizada que destaque suas habilidades, experiências e motivos para se juntar à empresa específica.
Leia também | 7 sinais de que você não está conseguindo emprego porque seu currículo é ruim
Para conseguir um emprego, o currículo é fundamental, mas não é o único caminho. Além disso, primeiro você deve ter uma boa relação de networking, relacionar-se com pessoas responsáveis pelas contratações é um fator muito importante, até mesmo para ficar no radar para oportunidades futuras.
Na sequência, ele sugere a criação de perfis em redes sociais, como o LinkedIn, as quais desempenham o papel de uma espécie de “exibição e cartões de apresentação”. “Ter uma descrição concisa de sua trajetória e motivações para os próximos passos facilita a compreensão por parte dos recrutadores e desperta o interesse deles”.
Adicionalmente, é aconselhável participar ativamente de eventos e iniciativas que abordem temáticas pertinentes à sua área, buscando constantemente a expansão das trocas de conhecimento e o estabelecimento de conexões que possam destacar seu saber e entusiasmo. Mantenha-se atento às organizações que costumam promover eventos, como câmaras de comércio, grupos sem fins lucrativos e sindicatos.
Também é recomendado que você atue como estagiário ou voluntário em serviços relacionados a sua área, que além de aumentar a sua experiência, te colocará junto de pessoas da sua área, o que consequentemente aumentará seu networking e gerará mais oportunidades.
Por fim, mas não menos importante, esteja aberto a considerar oportunidades que possam não ser exatamente o que você planejava, mas que ainda proporcionem aprendizado e crescimento.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…