Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os 10 países com a menor expectativa do mundo

Existem alguns países ao redor do mundo que possuem as piores expectativas de vida dentre todos, devido principalmente a problemas locais

Você sabe qual é a expectativa de vida média do brasileiro? Segundo a última estimativa da Divisão de População das Nações Unidas, a expectativa de vida geral dos brasileiros é de 76,18 anos, sendo 79,26 para as mulheres de 73,07 para os homens.

Apesar da diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres, esse é um dado real, não somente no Brasil, como em boa parte dos outros países do mundo, onde as mulheres tendem naturalmente a viver mais do que os homens.

Falando ainda sobre a expectativa de vida, o que você achou dos brasileiros, é uma média boa ou ruim? Bom, independente da sua opinião, podemos te afirmar uma coisa. Quando comparado aos países com as piores expectativas de vida do mundo, nós estamos muito no lucro.

Para que você se surpreenda o quanto a expectativa de vida do brasileiro é boa quando comparado a alguns países, nós iremos te apresentar a seguir, quais são os países com as piores expectativas de vida do mundo, e entender um pouco o porquê disso.

Leia também | Os 10 países com a maior expectativa de vida do mundo

Países com as menores expectativas de vida do mundo

Para identificar quais são os países com as piores expectativas de vida do mundo, nós utilizaremos com base o relatório das Nações Unidas, sobre a esperança de vida, e qual é essa expectativa média para a população desses países. Confira:

10. República Democrática do Congo

A expectativa de vida da República Democrática do Congo é de 59,2 anos. Este país enfrenta uma realidade difícil, marcada por anos de conflitos que levaram a uma vasta crise humanitária, incluindo uma grande quantidade de refugiados. Esses desafios tiveram um impacto significativo na diminuição da expectativa de vida dos seus cidadãos.

9. Guiné

Neste país africano, a expectativa de vida registrada é de 58,9 anos. Interessante notar que, como é comum em várias partes do mundo, as mulheres tendem a viver um pouco mais do que os homens, embora a diferença na Guiné seja de apenas um ano.

8. Costa do Marfim

Com uma expectativa de vida de 58,6 anos, a Costa do Marfim luta contra desafios significativos, como uma alta taxa de mortalidade infantil e a escassez de serviços de saúde de qualidade, que são grandes barreiras para o aumento da longevidade da população.

7. Essuatíni

Este país viu uma melhoria significativa na expectativa de vida, aumentando quase 11 anos nas últimas duas décadas. Contudo, com uma expectativa de vida de 57,1 anos continua sendo muito baixa, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma expectativa de vida mais elevada.

6. Somália

A Somália registrou uma expectativa de vida de 55,3 anos em 2021, tendo observado uma queda preocupante em relação aos anos anteriores. A falta de acesso a água limpa e segura expõe a população a doenças como a cólera, minando seriamente a saúde pública.

5. Sudão do Sul

A expectativa de vida para pessoas do Sudão do Sul é de 55,0 anos. O país enfrenta desafios críticos devido à falta de profissionais médicos e infraestrutura de saúde inadequada. Elevadas taxas de mortalidade infantil e juvenil refletem a severidade dos problemas de saúde, mantendo a expectativa de vida em níveis preocupantemente baixos.

4. República Centro-Africana

Este país, com uma população de aproximadamente 5 milhões, registrou uma expectativa de vida de 53,9 anos. Apesar de melhorias graduais, a qualidade e o padrão de vida ainda exigem muitos avanços para alcançar um nível melhor de bem-estar para a população.

3. Lesoto

Com uma expectativa de vida de apenas 53,1, o Lesoto luta contra uma das maiores taxas de HIV/AIDS do planeta, além de ser frequentemente atingido por desastres naturais. Essas adversidades acabam impactando diretamente para a baixa expectativa de vida observada no país.

2. Nigéria

Previsto para se tornar um dos países mais populosos do mundo até 2050, a Nigéria apresentava uma expectativa de vida de apenas 52,7. Uma elevada taxa de natalidade contrasta com os desafios de saúde pública enfrentados pela população, incluindo a alta incidência de gripe e pneumonia.

1. Chade

No Chade, temos a menor expectativa de vida do mundo, de apenas 52,5 anos. A nação luta para superar o legado de conflitos internos e desastres naturais que estagnaram o progresso e mantêm a qualidade de vida em patamares comparáveis aos observados globalmente nos anos 1960.

Comentários estão fechados.